A 31ª edição dos Jogos Mundiais Universitários de Verão foi aberta nesta sexta-feira (28.07) em uma cerimônia grandiosa, com a presença do presidente da China, Xi Jinping, e diversas autoridades do mundo do esporte. A competição será realizada de 28 de julho a 8 de agosto, na cidade de Chengdu.
O Brasil foi representado pelo assessor especial do Ministério do Esporte e ex-atleta de taekwondo, Diogo Silva. Na edição de 2009, em Belgrado, na Sérvia, Silva conquistou uma medalha de ouro.
Durante a cerimônia, tradição e modernidade se misturaram em uma série de performances cênicas e musicais. Sob o tema “Chengdu faz os sonhos se tornarem verdade”, a cidade extravasou a expectativa por sediar os jogos, adiados desde 2021, em decorrência da pandemia de covid-19.
Entre os bailarinos que dançavam no palco e acenavam incessantemente para atletas e demais participantes, circulavam artistas fantasiados de panda, animal considerado marca registrada da megalópole chinesa. Em uma explosão de cores, luzes e fogos de artifício, os chineses encantaram a plateia com efeitos visuais e números acrobáticos.
A delegação brasileira, composta por 250 membros, entre eles 155 atletas, foi representada por Sabrina Machado, do vôlei, e Gabriel Pedroso, do wushu, que atuaram como porta-bandeiras do país.
O palco do evento foi o Dong’an Lake Sports Park Stadium, que abrigará grande parte da disputa e que foi especialmente construído para a competição. Além de suas formas lembrarem um disco-voador, o estádio abriga a maior cúpula de vidro da Ásia.
Dentre os atletas encantados com a festa preparada pelos chineses, estava a tenista e estudante de educação física Tainá Mendes, 23 anos. “Tem sido uma experiência incrível. Estou amando cada detalhe. O melhor de tudo tem sido a oportunidade de trocar experiências. Já treinei com pessoas de outros países”, destacou.
Jogos Mundiais Universitários
Até o dia 8 de agosto, mais de 10 mil atletas de 120 países disputarão medalhas em 18 modalidades esportivas. Além dos 15 esportes mandatórios, a organização dos jogos pode incluir três. Nesse caso, Chengdu inseriu na competição o wushu, o remo e o tiro.
Chengdu é a terceira cidade chinesa a sediar os jogos, depois de Pequim, em 2001, e Shenzhen, em 2011. Segundo a Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), 20% dos estudantes universitários do mundo estão no país.