Conhecido como Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês – que começa em 10 de fevereiro este ano – é o momento mais importante para as famílias se reunirem nos países que comemoram a data.
Também é o maior feriado do mundo, comparado por alguns como uma junção do Carnaval, do Natal e do Ano Réveillon. Ele dura cerca de 15 dias, terminando no Festival das Lanternas, celebrado na primeira lua cheia do novo ano.
Na China, centenas de milhões de pessoas deixam as suas cidades natais para construir uma vida nas cidades maiores. A cada início de ano eles voltam para visitar as suas famílias. Esse período de duas semanas muitas vezes é combinado com as férias do trabalho. Chamado de “chunyun”, esse período de migração em massa pode durar 40 dias. É o maior deslocamento humano anual na Terra.
Este ano, são esperadas até 9 bilhões de viagens de chineses, tanto dentro quanto para fora do país. A previsão é que 80% (7,9 bi) das viagens sejam feitas de carro, e o restante (1,8 bi) por trens, ônibus, barco ou avião, de acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério dos Transportes da China.
Somente para esta sexta-feira, 9 de fevereiro, são esperadas 11 milhões de viagens de trem, o principal meio de transporte na China. Nos 40 dias que dura a festa, devem acontecer 480 milhões dessas viagens em todo o país, 38% a mais do que em 2023 e 17% mair que em 2019, antes da pandemia.
Já por avião, são esperadas 2 milhões de viagens na sexta-feira e, durante todo o período de festas, devem acontecer mais de 80 milhões. Os dois aeroportos de Shangai, Pudong e Hongqiao, esperam receber um aumento de 57,6% no tráfego de pessoas. Para o exterior, são esperadas 2,5 milhões de viagens, especialmente para o Japão, Coreia do Sul e sudeste asiático.
O chunyun recorde de 2024 reflete o rápido desenvolvimento da China na construção de transportes em meio à sua recuperação econômica, disse Jiang Yiyi, vice-diretor da Escola de Lazer, Esportes e Turismo da Universidade de Esportes de Beijing, ao jornal Global Times.
Ele enfatizou que as atividades relacionadas ao setor cultural, como a visita a cinemas e museus, também desempenharão um papel significativo na promoção do consumo e movimentação econômica.