A paulista Natália Rocha é técnica em Química pelo Centro Paula Souza e graduada em Química pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM. Em 2019, seu então namorado recebeu uma oportunidade de trabalho na China. Ele é engenheiro químico e trabalha no setor da metalurgia.
Natália conta que eles planejavam casar e começaram pesquisar mais sobre o país e planejar como seria sua vida juntos na China. “Sempre foi nosso sonho morar fora do Brasil e vimos que a China é um país extremamente seguro, de cultura milenar. Essa seria uma oportunidade única para nós financeiramente e para nossa experiência pessoal, por isso decidimos encarar essa aventura”, pontua.
A pandemia acabou atrasando os planos. Ela só mudou para a cidade de Tianjin em setembro de 2022. Desde então o casal tem aproveitado todas as oportunidades para viajar e conhecer melhor o país. Natália mostra tudo nas redes sociais, acumulando milhares de seguidores.
Questionada sobre como é viver na China, destaca que “o que mais me deixa impressionada aqui é a infraestrutura e agilidade dos transportes. É muito conveniente e prático viajar na China. Outro ponto que admiro é a segurança, pois tenho a liberdade de sair a qualquer hora da noite ou madrugada com bolsa, celular na mão porque eu sei que nada de mal irá acontecer”.
Para a brasileira estar na China é “uma experiência desafiadora, mas prazerosa. Em Tianjin a vida noturna é muito animada e existem vários parques e atrações turísticas”, conta. Além disso, explica que os chineses sempre são muito simpáticos e que isso denota uma certa semelhança com os brasileiros.
A ideia de usar as redes sociais foi uma maneira de manter contato com familiares e amigos no Brasil, compartilhando com eles como era a vida em solo chinês. “Iniciei as postagens como um hobbie, sem nenhuma pretensão. Alguns vídeos viralizaram e percebi que as pessoas tinham muitos preconceitos formados sobre a China. Por isso comecei a postar cada vez mais, contando minhas experiências na China e curiosidades, com o intuito de quebrar alguns tabus e percepções equivocadas sobre o país”, explica Natália, que se tornou produtora de conteúdo digital.
Ao analisar o interesse crescente dos brasileiros sobre a China, ela acredita que é consequência da popularidade de marcas chinesas, dos C-dramas, e pelo fato de as relações internacionais entre Brasil e China estarem cada vez mais fortes.
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