O Dia da Escola de Samba é celebrado anualmente em 11 de abril. A data foi escolhida por ser este o dia da fundação do bloco carnavalesco Ouro sobre azul, criado, em 1923, no Rio de Janeiro. A agremiação foi passando por mudanças de nome até que, em 1935, passou a ser conhecida como Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela.
A partir do Rio de Janeiro, grupos de músicos e passistas em todo o Brasil foram fundando escolas de samba, ritmo típico do país que é parte da identidade nacional. Os desfiles anuais das escolas de samba das principais cidade são acompanhados de sambas-enredo, que fazem homenagens a determinados temas.
O dia de hoje também é uma oportunidade para lembrar do desfile do carnaval de São Paulo em 2020, quando a Unidos de Vila Maria escolheu a história da China como tema.
Em 23 de fevereiro daquele ano, a escola levantou os presentes no sambódromo do Anhembi com o samba enredo “China: o sonho de um povo embala o samba e faz a Vila sonhar“.
A produção do desfile foi resultado de uma parceria da escola com o instituto Ibrachina. Para buscar inspiração, o carnavalesco Cristiano Bara e o presidente da escola, Adilson José, viajaram pela China por 45 dias. O espetáculo foi aprovado pela consulesa da China no Brasil, Chen Peijie.
Na avenida, a Vila Maria contou um pouco da história do gigante asiático, por meio de elementos da cultura chinesa, das tradições milenares à modernidade inovadora e tecnológica.
O desfile da Vila Maria fez história. Naquele ano, os jurados da competição foram unânimes em dar nota 10 para a composição. Jornais do Brasil e da China repercutiram a união dos países celebrada pelo samba.
O presidente do Ibrachina, Thomas Law, e a Diretora Executiva do Instituto, Ana Law, participaram da festa como destaques em um dos carros alegóricos. A Unidos de Vila Maria é uma das favoritas deste ano.
Lembre como foi o desfile: