Hoje, 19 de julho, é o Dia Nacional do Futebol. Esta é uma boa oportunidade para conhecer os projetos esportivos do Instituto Sociocultural Brasil-China – Ibrachina.
O mais conhecido é o Ibrachina Futebol Clube, clube fundado em 2020 e com sede no bairro da Mooca. Por isso o clube é conhecido pelo apelido de “Dragões da Mooca”. Suas equipes de base nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20 treinam no Ibrachina Arena, um complexo esportivo de 12.000 m² homologada pela Fifa.
O Ibrachina FC é filiado à Federação Paulista de Futebol – FPF e disputa todos os torneios de base do estado de São Paulo. Nos últimos dois anos foi destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde derrotou times conhecidos como Náutico e Vasco da Gama.
Apesar de ter poucos anos, o clube se consolidou como formador de talentos. Desde sua fundação o Ibrachina FC já realizou negociações de atletas jovens que foram para grandes clubes do Brasil.
Passaram pelo clube o atacante Riquelme Marinho de Souza, que fechou um contrato com o Palmeiras e vem sendo chamado nas convocações da Seleção Brasileira Sub-17. O mesmo aconteceu com o lateral-direito Daniel Sales, formado no Ibrachina e atualmente no Flamengo e na Seleção Brasileira Sub-17.
- Conheça mais sobre o Ibrachina FC nas redes sociais do clube https://www.instagram.com/ibrachinafc/
Outro projeto do Ibrachina é o Ibrasocial, coordenado pelo professor Juninho Pereira. O programa oferece aulas de futebol e preparação física para crianças na comunidade de Vila Carioca, localizada em Heliópolis. Para fazer parte, os alunos precisam estar matriculadas na escola e ter um bom desempenho acadêmico.
Já o projeto Futuro Brilhante é coordenado pelo instituto de mesmo nome. Ele atende jovens da comunidade de São Mateus. No projeto social, os atletas precisam estar matriculados na escola e recebem acompanhamento de profissionais qualificados, que auxiliam na formação esportiva e de cidadania.
Ibrachina Arena celebra parceria com Instituto Futuro Brilhante