23 de janeiro de 2021

Amazonas vai receber doação em dinheiro, máscaras e oxigênio da China

Novas ações e doações de ajuda humanitária foram confirmadas na tarde da sexta-feira (22), após encontro virtual entre o governador Wilson Lima e o Embaixador da China, Yang Wanming

A reunião virtual que ocorreu na tarde de sexta-feira (22) entre o embaixador da república China, Sr. Yang Wanming, e o Governador do Amazonas, Wilson Lima, resultou em novas doações e ações de auxílio emergencial para a população amazonense a enfrentar este período crítico na saúde pública do estado.

Ao todo, foram doados:

  • 80 mil dólares – doados pela Sociedade Nacional de Cruz Vermelho da República Popular da China ao Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza do Amazonas, entidade vinculada à Casa Civil;
  • 50 mil máscaras – enviadas pelo Governo da Província de Guangdong;
  • 25 concentradores de oxigênio – doados pela Huawei;
  • 900 kg de oxigênio e 200 cestas básicas de alimentos – doadas pela empresa chinesa Gree;
  • 300 mil máscaras – contribuição da empresa chinesa BYD Brasil;
  • 10 mil máscaras – pela empresa chinesa XCMG;
  • Contêiner ISO – doação equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio, do Instituto Sociocultural Brasil/China – IBRACHINA.

O encontro foi intermediado pelo Ibrachina, instituto dedicado a promover a integração entre os povos do Brasil e da China. A entidade já enviou 17 mil metros cúbicos de oxigênio em estado líquido, equivalente a 1,7 mil cilindros de oxigênio em estado gasoso, que devem chegar na próxima segunda-feira (25), ao Amazonas.

O dirigente do instituto, Thomas Law, participa de um comitê de crise da covid-19 criado presidido pelos deputados Evair de Melo (PP-ES), vice-líder do governo na Câmara, e Marcelo Ramos (PL-AM). Os três participaram do encontro com Wilson Lima, que contou ainda com a presença virtual do Secretário de Planejamento do Governo do Amazonas, Jório Veiga, da presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas, Grace Benayon, e de outros representantes do governo estadual.

A notícia foi destaque no jornal O Estado de S.Paulo, no Blog do Fausto Macedo e nos portais UOL, Exame, CBN Notícias, Poder 360, G1, IstoÉ, Governo do Amazonas, Jornal de Brasília, Plantão Amazonense, Secretaria da Saúde do Amazonas, Amazonas Notícias, Imediato Online, Portal do Amazonas, AM Post, Parintins Amazonas, Gazeta do Povo, Jovem Pan, O Tempo, Jornal do Comércio, Folha de Vitória, Diário do Centro do Mundo, MSN Notícias, GZH, O DiaHead Topics.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #183

Fiocruz anuncia produção nacional da vacina contra coronavírus para dezembro deste ano. Quase 100% das cidades brasileiras têm registro de casos de COVID-19.

Observatório do Coronavírus #41

Ministério da Saúde afirma que 1º paciente brasileiro infectado com coronavírus está curado; Brasil possui 121 casos confirmados