Palestra do Ibrachina no IBMEC sobre código de ética

21 de agosto de 2018

Código de Ética no Brasil e na China é tema de palestra do Ibrachina no IBMEC

Palestrantes traçaram panorama sobre construção de códigos de ética em empresas que desenvolvem atividades nas duas nações

Nesta segunda-feira, 20 de agosto, o Instituto SocioCultural Brasil/China – Ibrachina promoveu a palestra “Código de Ética: Mercado e Práticas Culturais no Brasil e na China” na sede do IBMEC. Durante duas horas e meia os palestrantes debateram sobre as diferenças e semelhanças na construção de códigos de ética da parte de empresas que desenvolvem atividades nas duas nações.

O presidente do Ibrachina, Thomas Law, Mestre em Direito das Relações Internacionais Econômicas e Doutorando em Direito Comercial PUCSP, fez a abertura do evento contextualizando a importância das relações entre o Brasil e a China nos âmbitos comercial, legal e cultural. Em seguida o professor Dr. Alexandre Uehara, Doutor em Ciência Política pela USP e professor da ESPM, apresentou o tema “Internacionalização de empresas chinesas: fatores políticos e econômicos”. Uehara fez uma análise do desenvolvimento econômico entre o Brasil e a China desde 1949, destacando a estratégia de longo prazo criada pelo governo Chinês. Encerrou propondo que o Brasil aproveite melhor a atual janela produtiva, que deve fechar seu ciclo em 2023.

Professor Dr. Alexandre Uehara
Professor Dr. Alexandre Uehara

“Normas éticas aplicáveis ao setor público” foi o tema da apresentação do professor Dr. Marcelo Figueiredo, ex-membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e professor acadêmico. Marcelo apresentou a legislação nacional e internacional que normatiza as questões éticas empresariais e governamentais.

O Sr. Eládio Ibiapina Bezerra, Chief Information Officer do China Construction Bank, compartilhou a sua experiência na construção de um código de ética comum entre um banco brasileiro que foi adquirido por uma empresa chinesa. Destacou a importância da normativa e os desafios em construir pontos em comum entre duas culturas.

Sr. Eládio Ibiapina Bezerra (Chief Information Officer do China Construction Bank)
Sr. Eládio Ibiapina Bezerra (Chief Information Officer do China Construction Bank)
Da esquerda para a direita, Dr. Alexandre Uehara, Sr. Eládio Ibiapina Bezerra, Thomas Law e Dr. Marcelo Figueiredo
Da esquerda para a direita, Dr. Alexandre Uehara, Sr. Eládio Ibiapina Bezerra, Thomas Law e Professor Dr. Marcelo Figueiredo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas