28 de dezembro de 2020

Observatório do Coronavírus #263

Brasil passa de 191 mil mortes por Covid-19

O Brasil registrou 331 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 191.146 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 625. A variação foi de -4% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença. 

A atualização é do Consórcio de Veículos de Imprensa e os dados foram divulgados a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h do domingo (27). 

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.481.400 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 16.472 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 34.864 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.

Presidente do Brasil diz ter pressa por vacina. Cerca de 31 países já começaram a vacinar suas populações contra o novo coronavírus. A Europa, que começa a ver uma nova variante do coronavírus se espalhar sobre seu território, começou a imunização de profissionais de saúde e idosos neste domingo (27). Na América Latina, a aplicação das primeiras doses de imunizantes no Chile, México e Costa Rica trouxeram esperança. A Argentina anunciou que começará a imunizar sua população na terça-feira (29), enquanto no Brasil ― referência mundial com seu Plano Nacional de Imunizações ―, o início da vacinação contra a Covid-19 ainda é uma incógnita. 

Marcado por uma batalha política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória na corrida por uma vacina, o Brasil centrou esforços na vacina da AstraZeneca e patinou no desenho da estratégia nacional. O Estado de São Paulo diz que começará sua imunização no dia 25 de janeiro com a vacina do laboratório chinês Sinovac, independentemente do Governo Federal, que estima que a vacinação no país será possível em meados de fevereiro, a depender da aprovação de imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Enquanto isso, o mundo se movimenta para vacinar a maior fatia possível de suas populações rapidamente.

China condena jornalista a quatro anos de prisão por cobrir a pandemia de Covid em Wuhan.Uma jornalista que cobriu a pandemia de Covid-19 em Wuhan foi condenada nesta segunda-feira (28) a quatro anos de prisão por divulgar nas redes sociais a situação dos hospitais na cidade, que foi epicentro da pandemia de coronavírus na China.

De acordo com informações da agência France Presse, Zhang Zhan “parecia muito abatida quando a sentença foi anunciada”, declarou um de seus advogados, Ren Quanniu, que expressou “muita preocupação” com o estado psicológico da cliente. Os jornalistas e diplomatas estrangeiros que compareceram ao tribunal de Xangai, em que a ex-advogada de 37 anos foi julgada, foram impedidos de entrar na sala de audiências.

Comércio desrespeita fase vermelha na cidade de São Paulo. No segundo dia de endurecimento da quarentena em São Paulo, lojas e estabelecimentos comerciais reabriram normalmente, desrespeitando a fase vermelha do Plano SP de combate à pandemia. Neste sábado, 26, um dia após o Natal, os flagrantes foram mais comuns na região da Lapa, zona oeste, e em Santo Amaro, zona sul da cidade.

Nesta fase de restrição, no período entre 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro, só é permitido o funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados, hospitais, postos de combustíveis e farmácias. A intenção é minimizar a contaminação pelo coronavírus.

Aeroporto de Congonhas tem movimento intenso em meio a alta da Covid-19 em SP. No terceiro dia de medidas restritivas específicas contra o coronavírus em São Paulo, a movimentação no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foi intensa neste domingo. O período entre o Natal e o dia 4 de janeiro costuma movimentar o turismo aéreo no país, mas regras típicas da “fase vermelha” — a mais rígida do Plano São Paulo — criaram a expectativa de que menos pessoas viajem neste final de ano. Nesta segunda quinzena do mês, cerca de 472 mil passageiros devem passar pelo aeroporto localizado na capital. Todos os aeroportos foram orientados a manter o distanciamento social dos passageiros, oferecer álcool em gel e exigir o uso de máscaras.

AstraZeneca diz ter descoberto “fórmula vencedora” na vacina contra Covid-19. O presidente-executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot, disse, em entrevista publicada neste domingo no jornal “Sunday Times”, que os pesquisadores da farmacêutica acreditam que a dose da vacina contra Covid-19 será eficaz contra uma nova variante do vírus, que está causando um rápido aumento nas infecções no Reino Unido. Soriot também disse que os pesquisadores que desenvolveram a vacina, em parceria com a Universidade de Oxford, descobriram uma “fórmula vencedora”, tornando o imunizante tão eficaz quanto o das farmacêuticas rivais.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL

O painel interativo oficial, divulgado pelo Ministério da Saúde, mostra o número casos acumulados, confirmados e de óbitos de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil, no último dia.
O panorama geral feito pela Universidade John Hopkins, dos EUA, mostra que o mundo tem 80.895.693 pessoas infectadas pelo coronavírus. Os EUA é o país que lidera o ranking com 19.136.761 infectados, seguido por Índia e Brasil, com 10.207.871 e 7.484.285, respectivamente.

FAKE NEWS

Diariamente, o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas