5 de junho de 2019

Ibrachina apoia Olimpíada Brasileira de Linguística

Os melhores classificados vão representar o Brasil na Coréia do Sul

A última etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística aconteceu na Escola de Linguística de Outono, sediada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) com o apoio do Instituto Vertere e do Instituto Sociocultural Brasil/China, o Ibrachina.

“É muito importante que os jovens possam participar de programas como as Olimpíadas de Linguística. A disputa incentiva o desenvolvimento pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia. Nosso instituto apoia iniciativas educacionais e inovadoras”, ressalta Thomas Law, presidente do Ibrachina.

Com início em setembro de 2018 e mais de 7 mil inscrições em âmbito nacional, a Olimpíada ampliou seu alcance através do uso de uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Vertere. Os estudantes fizeram o exame inicial por celular ou computador na primeira fase.

Nas fases presenciais realizadas na Escola de Linguística de Outono, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma programação intensa sobre o universo da Linguística, incluindo palestras, debates e provas olímpicas que elegeram apenas oito participantes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística (IOL) que esse ano será na Coréia do Sul.

“As Olimpíadas de Conhecimento têm o poder de transformar o ambiente escolar. Longe de criar um clima competitivo, as Olimpíadas geram um estado de encantamento pela disciplina ao conduzir os alunos a uma experiência desafiadora, com uma pedagogia diferente da em sala de aula. A pedagogia baseada em problemas, aplicada nesse tipo de evento, permite que o aluno desenvolva autonomia e, consequentemente, resgate sua auto-estima” explica Daniel Lavouras, diretor do Instituto Vertere.

 

Abaixo, a lista dos classificados:

António Luís Alves Azevedo (Colégio Eleva | Rio de Janeiro/RJ)

Gustavo Palote da Silva Martins (IFPR | Londrina/PR)

Gustavo Baracat Alvares Martins (Colégio Objetivo | São Paulo/SP)

João Henrique Oliveira Fontes (Colégio Militar | Rio de Janeiro/RJ)

Julia Ramos Alves (IFES | Vitória/ES)

Pedro Machado Martins Leão (CAp UFPE | Recife/PE)

Sandy Gui (Colégio Etapa | São Paulo/SP)

Vinícius de Oliveira Peixoto Rodrigues (Colégio Farias Brito | Fortaleza/CE)

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Foto: Rogério Santana

Observatório do Coronavírus #116

Rio de Janeiro inaugura em São Gonçalo o 4º hospital de campanha do Estado; Metade dos pacientes infectados do ES tiveram alta hospitalar

Foto de capa: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Observatório do Coronavírus #115

Embaixada da China no Brasil e Ibrachina doam EPIs para a Prefeitura de Foz do Iguaçu; SP prorroga quarentena com flexibilizações progressivas