16 de março de 2021

Thomas Law reuniu-se com a deputada Rose Modesto sobre Brasil, China e a pandemia em Mato Grosso do Sul

Presidente do Ibrachina e ex-vice-governadora participaram de videoconferência nesta segunda-feira

O presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Thomas Law, reuniu-se com a deputada Federal Rose Modesto (PSDB-MS) por videoconferência nesta segunda-feira, 15, para tratar sobre as relações sino-brasileiras e discutir ações conjuntas para minimizar o impacto da pandemia em Mato Grosso do Sul.

Modesto, que integra a Mesa Diretora da Câmara e foi vice-governadora no estado entre 2014 e 2018, destacou a importância dos negócios e investimentos chineses na região, em especial na área do agronegócio. Para a Deputada, “a China não é apenas a principal parceira comercial de Mato Grosso do Sul, mas um povo amigo, uma nação irmã”.

Por acreditar nisso, pediu o reforço do Ibrachina para auxiliar o estado a enfrentar seu momento mais crítico da pandemia, refletido no estrangulamento do sistema de saúde e no endurecimento das medidas de restrição.

Sensibilizado, Law não só se comprometeu a estruturar ações conjuntas, como ofereceu apoio imediato com o envio de máscaras e equipamentos de proteção individual. Em seguida, Thomas abordou o contexto mundial dos imunizantes fabricados na China e em outros países, e o que considera fator determinante nas negociações.

“Existe hoje uma corrida mundial pelas vacinas. Naturalmente, cada país quer vacinar rapidamente a sua população. Nesse cenário, o acesso a vacina está longe de ser uma simples transação comercial. É imprescindível o máximo de esforço possível para manter relações diplomáticas efetivamente harmônicas e saudáveis, em suas mais diversas vertentes, para que o país negocie não apenas com disponibilidade orçamentária, mas com o peso da amizade e parceria. Todos os Poderes e a sociedade precisam dar as mãos para atingir o objetivo maior, que é salvar vidas, retomar a economia e o desenvolvimento do Brasil”, destacou Law.

Rose garantiu que o Legislativo está empenhado “para contribuir nesse momento difícil e quer fazer mais, inclusive influenciar positivamente as pessoas e os demais Poderes”. Em seguida acrescentou: “Nós convergimos em muitas ideias e propósitos. Eu tenho certeza de que esse é só o início de uma grande parceria entre Mato Grosso do Sul, o Brasil e a China. Confiamos muito no trabalho sério realizado pelo Ibrachina. Essa amizade vai florescer e trazer bons frutos muito em breve”.

A deputada falou, ainda, sobre a entidade social que mantém há 12 anos em Campo Grande e convidou Law para visitar oportunamente a sede do Instituto Tocando em Frente. Law agradeceu e retribuiu o convite para a parlamentar conhecer de perto as ações realizadas pelo Ibrachina em São Paulo.

Participaram também do encontro, Sóstenes Marchezine, vice-presidente da Coordenação Brasil/China da OAB Nacional, e Deyvid Pereira, consultor parlamentar.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #254

Ministério da Saúde divulga primeiras informações sobre plano de vacinação contra COVID-19. Reino Unido anuncia início da imunização para próxima semana.