No Rio de Janeiro, o Hospital de Campanha de São Gonçalo começou a receber hoje pacientes com COVID-19. Ele tem capacidade prevista para 200 leitos, sendo 80 de terapia intensiva (UTI), mas foi inaugurado com apenas dez leitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Localizado no Clube Mauá, é o quarto hospital de campanha estadual. Antes dele, foram abertas as unidades da Lagoa-Barra, Parque dos Atletas e Maracanã.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o hospital de Nova Iguaçu deve ser inaugurado amanhã (29/05). As próximas inaugurações devem ocorrer em junho: Duque de Caxias (01/06), Nova Friburgo (07/06), Campos dos Goytacazes (12/06) e Casimiro de Abreu (18/06).
Cientistas pesquisam se a centenária vacina contra a tuberculose pode proteger contra o coronavírus. A Bulgária, um de seus fabricantes mundiais, espera ansiosa pela abertura de novos mercados para as milhões de doses que produz a cada ano. Vários estudos na Austrália, África do Sul, Europa, ou Estados Unidos, verificam a hipótese do efeito escudo que esta vacina teria contra o vírus da COVID-19.
O diretor de pesquisa Inserm do Instituto Pasteur de Lille, Camille Locht, ressaltou que a BCG possui efeitos benéficos inespecíficos, ou seja, que protege contra doenças além daquela para a qual foi criada.
Das 11.484 pessoas infectadas pelo coronavírus no Espírito Santo, mais da metade já está curada da doença. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, mais de 6.300 pacientes conseguiram eliminar o vírus do organismo até ontem. O total de pacientes ainda não-curados no estado é de aproximadamente 4.600. Estes são considerados os casos ativos da doença, ou seja, que ainda são capazes de transmitir o coronavírus para outras pessoas.
Cada vitória diante do vírus é comemorada não só pelas famílias, como também pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente do combate à doença. E é por isso que eles têm feito questão de homenagear os pacientes com frequência no momento em que eles deixam os hospitais.
A Coreia do Sul voltou a adotar hoje uma série de restrições após um aumento dos contágios de COVID-19 que pode prejudicar os avanços do país na contenção da epidemia. O país, considerado um dos exemplos na luta contra a doença, anunciou hoje o maior aumento de casos em quase dois meses.
Museus, parques e galerias de arte voltarão a fechar as portas a partir de sexta-feira por duas semanas. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Park Neung-hoo, que também pediu às empresas que adotem medidas de flexibilização do trabalho.
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: