Foto de capa: Manuel Silvestri/Reuters
A Prefeitura de São Paulo decidiu adiar o carnaval de rua e os desfiles das escolas de samba de 2021 devido à pandemia do coronavírus. A nova data ainda não foi definida, mas, no caso dos desfiles, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo propõe que a festa seja realizada a partir do final de maio ou começo de junho, em data ainda a definir.
O carnaval de São Paulo é um dos maiores do país. Neste ano, cidade bateu recorde de público e do número de blocos: foram mais de 15 milhões de foliões nas ruas e 600 blocos. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (24).
Em Salvador, o prefeito também estuda adiar o carnaval para julho. Em entrevista, ACM Neto disse que a data limite para tomar uma decisão sobre o carnaval seria novembro, acrescentando que pretende tomar uma decisão conjunta com outras capitais do país, para que o carnaval ocorra na mesma data em diversas cidades.
Ainda em entrevista, o prefeito afirmou que somente com a vacina e com a garantia da segurança da imunidade é que se poderá voltar a discutir o calendário de eventos de todo o verão 2021 de Salvador, incluindo os eventos religiosos, e que tudo vai estar comprometido para essa virada de 2020 para 2021, diante da situação da pandemia da Covid-19.
A China doará 1 bilhão de dólares (cerca de 5,2 bilhões de reais) em créditos aos países da América Latina para ser empregado na compra e distribuição medicamentos e futuras vacinas contra o coronavírus, segundo divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Equador. O governo chinês também ofereceu outros aportes a organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para projetos voltados à região.
O anúncio foi feito pelo país asiático durante uma reunião por teleconferência entre os membros da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac) e a China, na qual foi analisada a cooperação multilateral em tempos de pandemia. Na reunião, o Ministro das Relações Exteriores do Equador, Luis Gallegos, pediu esforços conjuntos para garantir que o conhecimento sobre o combate à Covid-19 seja equitativo e disponível a todos.
O Grupo Farmacêutico Nacional da China (Sinopharm) informou à mídia estatal chinesa que a potencial vacina contra a covid-19 que está desenvolvendo pode ficar pronta até o final de 2020. A previsão inicial era que essa vacina contra a covid-19 ficasse pronta apenas no ano que vem. No entanto, a Sinopharm encontrou locais alternativos para realizar os testes. Assim, a sua potencial vacina já está na fase 3 de ensaios clínicos. Segundo o CEO da Sinopharm, Liu Jingzhen, esses testes em estágio avançado com seres humanos devem ser finalizados em três meses.
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse nesta quinta-feira (23) que o país vai manter suas fronteiras com o Brasil fechadas até que a curva de contágio do coronavírus no país seja “achatada” — ou seja, que os números de novos casos de Covid-19 parem de aumentar. O presidente paraguaio acrescentou ainda que, mesmo com o fechamento, “uma das cidades com mais casos” de Covid-19 no país é Ciudad del Este, que faz fronteira com Foz de Iguaçu, no Paraná, e fica cerca de 330 km a leste da capital Assunção.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: