Foto de capa: Edmar Barros
O governo federal anunciou hoje a reabertura de fronteiras para estrangeiros, um dia depois do país atingir a marca de 90 mil mortos em decorrência do coronavírus. Foi autorizada a entrada de estrangeiros em todos os aeroportos do país, com exceção dos situados em cinco estados: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Nestes locais, os voos internacionais continuam proibidos até o final de agosto. Os motivos para a restrição não foram informados. Enquanto isso, o Brasil segue fora da lista de países cujos cidadãos podem entrar nos países da União Europeia. Em lista atualizada hoje, o bloco reduziu para 12 os países sem restrições de viagens. Os Estados Unidos também continuam vetados.
Um a cada três profissionais da saúde no Brasil (35,2%) dizem ter acesso a testes para diagnosticar a Covid-19, de acordo com pesquisa do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados foram coletados por questionário online, respondido voluntariamente pelos profissionais. A maioria da amostra é composta por mulheres (77%), sendo que 37% dizem ser negras.
Os profissionais de saúde do Norte e Nordeste tiveram menos acesso aos testes do novo coronavírus, em comparação com outras regiões. Um dos elementos que os dados nos sugerem é que a pandemia exacerba desigualdades regionais históricas no Brasil. Embora a situação não seja favorável em nenhuma região, as regiões Norte e Nordeste aparecem ainda como aquelas que sofrem piores situações na pandemia e as que fornecem as piores condições para os trabalhadores da linha de frente da saúde”, disse o texto do relatório.
Após 4 meses de quarentena, a Prefeitura de São Paulo anunciou que vai ampliar a distribuição do vale-alimentação para todas as crianças que estudam na rede pública municipal de ensino. O projeto inicial era atender apenas os alunos cadastrados no Bolsa Família. Em junho, a gestão municipal divulgou a ampliação para mais 250 mil alunos. De acordo com a gestão municipal, das 960 mil crianças matriculadas na rede, 619 mil receberam o cartão alimentação para substituir a merenda por terem cadastro na assistência social como vulneráveis. Segundo o prefeito Bruno Covas, a partir desta quinta, todas as famílias com filhos matriculados na rede municipal poderão solicitar o cartão, mesmo sem estarem no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania.
O Estado de emergência em saúde pública internacional devido ao aumento de casos do coronavírus no mundo completou seis meses nesta quinta-feira (30). Em 30 de janeiro, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de emergência global, o coronavírus estava em circulação na China e em 18 países. Nenhuma morte fora da China havia sido registrada ainda. Seis meses depois, o vírus está em circulação em 216 países e já são mais de 655 mil mortes.
A OMS diz que entende como “emergência pública internacional” apenas “eventos extraordinários”, quando há um risco para a saúde em outros países devido à propagação de doenças, exigindo uma ação coordenada. Supõe uma situação “grave, repentina, incomum ou inesperada, que tem repercussões para a saúde pública além das fronteiras nacionais do Estado afetado e que pode exigir uma ação internacional imediata”.
A União Europeia alertou seus países-membros para o risco de falta de seringas, lenços e equipamentos de proteção necessários para uma possível vacinação em massa contra covid-19 e fez um apelo para que cogitem aquisições conjuntas, de acordo com um documento do bloco. A UE pediu aos governos que estudem comprar juntos mais vacinas contra gripe e aumentar o número de pessoas vacinadas para diminuir o risco de surtos simultâneos de gripe e covid-19 no outono local.
Nenhuma vacina contra covid-19 já foi totalmente desenvolvida ou aprovada, mas países de todo o mundo estão tentando garantir suprimentos de vacinas em potencial para, se e quando candidatas a vacina se mostrarem eficientes, poderem iniciar campanhas de imunização rapidamente —o que alguns esperam acontecer ainda neste ano.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: