Foto de capa: Xinhua/Zhang Yuwei
Os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca, que estão na última fase, serão retomados no Brasil nesta segunda-feira (14), segundo a farmacêutica. No último sábado, a AstraZeneca anunciou a retomada geral dos testes, mas não detalhou as conclusões sobre o caso de efeitos adversos em uma voluntária. A testagem da vacina foi suspensa em todo o mundo na semana passada, depois que uma participante apresentou um quadro de saúde que poderia estar relacionado com a vacina.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu informações oficiais do governo britânico e do laboratório sobre o caso da voluntária no sábado e no mesmo dia anunciou que a retomada dos testes no Brasil foi aprovada.
A realização de shows musicais ao vivo está liberada em bares e restaurantes do Distrito Federal. O decreto nº 41.190 permitindo o retorno das apresentações culturais foi publicado na edição de hoje do DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) e vale apenas para esses estabelecimentos. Pubs e casas de shows continuam proibidos de realizar eventos. A retomada deve seguir os protocolos de segurança no decreto anterior, como obedecer ao distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, uso de equipamentos de proteção individual por funcionários e colaboradores, disponibilização de álcool gel 70% aos frequentadores e outras medidas que impeçam a aglomeração de clientes.
Um novo estudo realizado por pesquisadores americanos sugere que o coronavírus pode ter chegado à Los Angeles no final de dezembro, circulando ativamente na região meses antes dos primeiros casos definitivos nos Estados Unidos serem identificados. Pesquisadores da Universidade da Califórnia – UCLA avaliaram mais de 10 milhões de registros de pacientes e saúde no departamento de pacientes não internados, emergências e instalações hospitalares da UCLA Health, abrangendo o período de 1º de dezembro de 2019 até 29 de fevereiro de 2020, e compararam esses registros com os dados do mesmo período dos cinco anos anteriores.
Os pesquisadores observaram que o número excepcionalmente alto de visitantes, pacientes e internações sugere a disseminação comunitária do SARS-CoV-2 antes da conscientização clínica e do estabelecimento da capacidade de testes. Isso pode indicar que o coronavírus chegou silenciosamente e começou a estabelecer uma base sem ser detectado na Costa Oeste por volta do Natal de 2019.
A China atingiu hoje 29 dias consecutivos sem registar infeções locais de covid-19, já que os dez casos diagnosticados nas últimas 24 horas são todos oriundos do exterior, informaram as autoridades. A Comissão de Saúde da China detalhou que os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Fujian (sudeste), de Yunnan (sudoeste) e de Guangdong (sul). As autoridades informaram ainda que, nas últimas 24 horas, 16 pacientes receberam alta, pelo que o número de pessoas infetadas ativas no país asiático se fixou em 145, incluindo um doente em estado considerado grave.
A Organização Mundial de Saúde prevê que os meses de outubro e novembro vão ser mais duros para a Europa em relação aos contágios da Covid-19, aumentando a mortalidade no continente. Na França, o governo se reuniuem um Conselho de Defesa para discutir a evolução da pandemia de Covid-19 no país. O primeiro-ministro Jean Castex confirmou uma forte retomada no índice de novas contaminações nos últimos dias e informou que o protocolo de testes será reforçado.
“O vírus circula cada vez mais na França”, disse o chefe do governo no início de seu pronunciamento. Um dia após o país ter registrado cerca de 10 mil novos casos de Covid-19 em apenas 24 horas, Castex confirmou uma piora na situação.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente, o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: