No final de semana, o governo do Estado de São Paulo anunciou a antecipação em 30 dias da vacinação para todos os adultos. Com o novo calendário, toda a população acima de 18 anos deverá receber ao menos a primeira dose da vacina até 15 de setembro.
Outra boa notícia vem do laboratório norte-americano Novavax, nesta segunda-feira, confirmaram que a vacina tem eficácia de mais de 90% dos casos, incluindo as novas variantes do coronavírus. Os resultados ainda não foram publicados em revista científica, mas, segundo a companhia, o imunizante demonstrou uma proteção de 100% contra doenças graves e moderadas e uma eficácia de 90,4% em geral. A vacina é administrada em duas doses em um período de três semanas, avaliada como segura pelos testes.
Vale lembrar também sobre a importância desta corrida para a vacinação em todos os Estados brasileiros, pois, segundo dados do SIVEP-Gripe, Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde, há uma evolução na transmissão comunitária (quando não é mais possível identificar qual a origem da infecção) do Covid-19, permanecendo em níveis extremamente altos. Estas informações foram declaradas a partir da análise do número de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, datada no início de junho.