O Governador de São Paulo, João Dória, anunciou a antecipação da vacinação contra o covid-19 no Estado. Toda a população adulta até 18 anos, deverá receber ao menos a primeira dose da vacina até o fim na primeira quinzena de agosto, também a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos deve começar a partir do dia 20 de agosto. O novo calendário de vacinação do Estado de São Paulo deverá ser divulgado nesta quarta-feira na coletiva de imprensa.
Com o avanço na vacinação no Estado e a melhora dos indicadores da pandemia, o governo anunciou ainda que vai ampliar o funcionamento do comércio até a meia-noite e a capacidade de ocupação para 80% a partir de 1º de agosto. Antes, com o toque de restrição, a circulação em São Paulo estava restrita entre 23h e 5h, e a ocupação permitida em bares e restaurantes era de até 60%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já identificou o total de 13 novas variantes do coronavírus, a qual quatro delas são consideradas de alta preocupação. Entre elas, a variante Delta, identificada em 124 países, incluindo o Brasil. Infectologistas explicam esta tamanha preocupação com a variante, pois a Delta é uma das mais ameaçadoras, já que se espalha com mais facilidade entre a população e seus sintomas podem ser confundidos com uma gripe.
No último balanço feito na terça-feira a partir de dados das secretarias de Saúde, o Brasil registrou 1.320 mortes por Covid-19, totalizando 551.906 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes na última semana chega a 1.086, apontando tendência de estabilidade.