O congresso internacional Smart City Expo Curitiba, realizado nos dias 24 e 25 de março, é o maior evento brasileiro sobre cidades inteligentes. A expectativa da organização é reunir cerca de 10 mil pessoas de 30 nacionalidades no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), somando público presencial e remoto.
A programação inclui a participação de 95 palestrantes de 10 países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai. Cerca 50 empresas e organizações estão na capital paranaense apresentando soluções inteligentes para problemas urbanos. O Ibrawork é um dos parceiros do evento e está com um stand no evento.
O presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork, Thomas Law, foi um dos painelistas do workshop “A importância do Legislativo na Criação de uma Smart City”, realizado hoje. Ele debateu o tema com o deputado federal Evair de Melo, o vereador de São Paulo Rubinho Nunes o vereador de Curitiba Pier Petruzziello na programação mediada por Musa Miranda.
Durante o workshop foram tratados diferentes aspectos da temática, como as implicações da Política Nacional de Cidades Inteligentes, que tramita no Congresso Nacional; as propostas da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes; a importância da Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes, lançada durante o evento; e a implementação da comissão de estudos de Cidades Inteligentes, instalada pela Câmara dos Deputados de São Paulo.
Após o evento, Thomas Law explicou que a ideia era “unir parlamentares voltados para a área de tecnologia e discutir questões emergentes, que se refletem no uso das tecnologias pelas cidades, unindo políticos que atuam nos municipais e também entender a visão a nível federal, pela contribuição do deputado federal Evair de Melo, e assim ter uma visão macro sobre o tema”.
Evair de Melo acredita que o debate sobre a função do Poder Legislativo é muito importante, “para que possamos fazer uma melhor gestão no território brasileiro”. O deputado acredita que a iniciativa do Ibrawork e Ibrachina fazem a diferença pois, “o Brasil precisa desburocratizar e criar um ambiente para que as inovações e as cidades inteligentes se tornem uma realidade o quanto antes, podendo facilitar a vida das pessoas”.
Na avaliação do vereador Rubinho Nunes, esta foi uma oportunidade enriquecedora para todos. Destacou ainda que o “Ibrachina e o Ibrawork têm um papel extremamente importante, em especial para São Paulo, ajudando nos grupos de trabalho da Câmara Municipal para nos ajudar a aprimorar a legislação, visando facilitar a implementação dos conceitos de cidade inteligente na capital paulista”.
Parabenizando o Ibrachina e o Ibrawork pela promoção do evento, o vereador Pier Petruzziello ressaltou ainda “debater sobre o papel do legislativo é fundamental, pois precisamos avançar com leis que facilitem e gerem incentivos. Isso vai trazer segurança jurídica e estimular a retomada econômica do país”.
Próximos compromissos
A agenda do presidente do Ibrachina na capital paranaense inclui a participação, às 15h30, no lançamento da Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes (FP Smart Cities), da qual será o secretário executivo. Ele também falará amanhã, na sessão plenária “Quais serão os vetores de mudança para cidades mais sustentáveis?”, ao lado de Hugo Isaak Zepeda, da Secretaría de Relaciones Exteriores da cidade do México, e Cláudio Nascimento, Head de Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONG IKONE – Global Social League.
[wonderplugin_slider id=10]