Nascida na província de Jiangsu, sudoeste da China, Yang Tanli é formada na Universidade de Comunicação da China, com especialização em língua portuguesa.
Em 2007, quando estava no segundo ano da universidade, veio para o Brasil como estudante de intercâmbio. Ficou um ano morando em Porto Alegre e estudando na UFRGS.
Acabou voltando ao Brasil em 2013, desta vez para morar no Rio de Janeiro, como correspondente para uma mídia chinesa. Durante os cinco anos que viveu na Cidade Maravilhosa, teve grandes oportunidades, entrevistando personalidades como o presidente Lula da Silva e Pelé. Também cobriu o Carnaval do Rio, a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, e acontecimentos importantes como o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, entre outros. Nesse período tornou-se conhecida como repórter Olívia Yang, seu ‘nome brasileiro’.
Como correspondente, a profissional visitou mais de 50 países. Trabalhou na África, em países da América Latina e nos Estados Unidos, mas foi no Brasil onde viveu mais tempo.
“Tenho grande paixão pelo povo brasileiro e pela cultura brasileira. Sinto que, apesar de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil há mais de 14 anos consecutivos, os povos dos dois países ainda se conhecem pouco. Quero ser a ponte que liga os dois lados”, contou em entrevista ao Chinese Bridge
Além do seu trabalho como jornalista, ela mantém um perfil nas redes sociais, onde dá breves aulas de mandarim, mostra curiosidades sobre a vida na China e fala sobre a relação Brasil-China.
“Divulgo conteúdos de acordo com os interesses do público da página. Os seguidores fazem perguntas e faço pesquisas para compartilhar informações. Aprecio o intercâmbio cultural, pois assim conheço melhor o Brasil e o meu próprio país, a China”, explica.
Olívia acumula milhares de seguidores nas redes sociais, com vídeos no TikTok ultrapassando 500k visualizações. Ela atribui o interesse dos brasileiros pela China como reflexo da popularidade dos C-dramas (doramas chineses) e pelo interesse nas novelas chinesas que leem pela internet.
“Os conteúdos que fiz sobre vida diária, comida, tradições e costumes da China foram bem recebidos, assim como assuntos políticos, como a visita do Lula à China em março. Percebo que os brasileiros têm demonstrado um crescente interesse pela China em todas as áreas e comentam que a China é o país do futuro, mostrando vontade de conhecer mais sobre o país”, finaliza.
Acompanhe o trabalho da Repórter Olívia nas redes:
YouTube: https://www.youtube.com/@reporteroliviayang2742
TikTok: https://www.tiktok.com/@reporteroliviayang
Instagram: https://www.instagram.com/reporter_oliviayang/
Facebook: https://www.facebook.com/reporteroliviayang
Twitter https://twitter.com/TanliYang