O programa Schwarzman Scholars da Universidade Tsinghua está selecionando jovens líderes ao redor do mundo para aprofundarem seus conhecimentos sobre as relações com a China. Os candidatos devem ter excelência acadêmica, resultados excepcionais em suas áreas de atuação e qualidades de liderança. As inscrições vão até 21 de setembro.
O objetivo do programa é a inserção de líderes globais que tenham visão de diversidade, energia e sejam promissores. Empatia e competência intercultural, além de mente aberta e espírito empreendedor são outros critérios importantes. Também é preciso diploma de graduação, ter entre 18 e 28 anos e habilidade com inglês.
O jornalista brasileiro Igor Patrick Silva, mestre em Estudos da China sobre Política e Relações Internacionais pela Academia Yenching da Universidade de Peking, conquistou no ano passado uma bolsa de estudos pelo programa Schwarzman Scholars focando em temas relacionados a assuntos globais.
Silva conta que o processo seletivo foi extenso, incluindo uma redação referente a como ele vê a liderança, três cartas de recomendação e um painel de entrevistas com especialistas sobre China e também outras culturas. O jornalista diz que “é um processo que te faz refletir sobre muitas coisas da sua personalidade, das suas inspirações.”
Hoje Silva é responsável pela newsletter Terra do Meio, na Folha de São Paulo, é editor e apresentador do podcast Pagode Chinês e diretor de Comunicação do Observa China.
Para quem se interessa em fazer parte do programa, a Schwarzman Scholars está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro de 2021. Deve ser preenchido um formulário de inscrição em inglês no site (https://connect.schwarzmanscholars.org/apply/?_ga=2.7439217.216952346.1625579642-422450659.1625579642).
A seleção dos estudantes ocorrerá a partir de novembro, com previsão de início do ano letivo em agosto de 2022. Para mais informações, acesse o link do programa (https://www.schwarzmanscholars.org/admissions/)