O livro “A China no capitalismo contemporâneo”, organizado pelos pesquisadores Esther Majerowicz e Edemilson Paraná apresenta ao público brasileiro análises aprofundadas sobre o desenvolvimento em seus aspectos sociais e políticos chineses. O desenvolvimento econômico chinês está na pauta do debate político brasileiro, cercado de mitificações e lacunas. Para setores de direita, alinhados ao discurso dos Estados Unidos, a China é retratada como “economia controlada por uma ditadura” centralizadora, para setores da esquerda é um modelo de desenvolvimento socialista a ser seguido. Esta obra pretende acrescentar elementos de análise da Economia Política para mostrar a complexidade do capitalismo chinês para leitores interessados em aprofundar o conhecimento sobre o tema.
Resultado do trabalho coletivo de seis pesquisadores brasileiros e um chinês, o livro apresenta investigações criteriosas sobre a formação das classes sociais chinesas – o proletariado e a burguesia, suas contradições e conflitos internos, além do papel central do Partido Comunista nesta construção. São três eixos analíticos abordados: características do desenvolvimento econômico chinês; a formação das classes sociais pós-reforma; e a expansão global chinesa e a disputa tecnológica. Os autores das análises são Carlos Aguiar Medeiros, Esther Majerowicz (org.), Edemilson Paraná (org.), Hao Qi, Isabela Nogueira, Valéria Lopes Ribeiro e Virgínia Fontes.
A obra coletiva “A China no Capitalismo Contemporâneo” será lançada no seminário homônimo que será realizado na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos dias 21, 22 e 23 de junho. As exposições começam às 19h e não há inscrição prévia para participação.
O livro já está à venda no site da Editora Expresssão Popular
Sobre os pesquisadores:
Carlos Aguiar de Medeiros – É professor titular do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Suas principais áreas de ensino e pesquisa são: desenvolvimento econômico, distribuição de renda, crescimento econômico, tecnologia, e instituições e padrões de desenvolvimento. Possui pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido), doutorado em Economia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado em Engenharia da Produção UFRJ. Em 2011, foi premiado com o Award James Street Latin American Scholar, pela Association for Evolutionary Economics (AFEE).
Edemilson Paraná (organizador) – É professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFC (Universidade Federal do Ceará) e pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do CNPq. Professor dos Programas de Pós-graduação em Sociologia da UFC e em Estudos Comparados sobre as Américas da UnB (Universidade de Brasília). É mestre e doutor em Sociologia pela UnB. Autor de publicações nas áreas de Economia Política, Sociologia Econômica e Teoria Social. É pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS) da UFC.
Esther Majerowicz (organizadora) – É professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Suas pesquisas versam sobre a inserção da China na economia global, a formação do mercado de trabalho chinês e a economia política internacional das tecnologias da informação e comunicação. Fez pós-doutorado em Economia na UFRN, possui Doutorado em Economia pela Université Paris 13 e Doutorado e Mestrado em Economia Política Internacional pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento na UFRN.
Hao Qi – É professor associado da Escola de Economia da Renmin University, Beijing. Possui PhD em economia pela University of Massachussetts, Amherst, e mestrado e graduação em Economia pela Renmin University. Suas áreas de pesquisa incluem economia política marxiana, economia do trabalho, distribuição, desigualdades e economia chinesa. Tem artigos publicados na Review of Radical Political Economy, Critical Asian Studies, International Review of Applied Economics, Science & Society, dentre outras revistas internacionais e chinesas.
Isabela Nogueira – É professora adjunta do Instituto de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional e coordenadora do LabChina (Laboratório de Estudos em Economia Política da China), todos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi pesquisadora de pós-doutorado e docente do Instituto de Socioeconomia da Universidade de Genebra, professora visitante na Aalto University (Helsinki) e pesquisadora visitante na Tsinghua University (Beijing). Possui doutorado em economia pela UFRJ e mestrado em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo).
Valéria Lopes Ribeiro – Professora adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM/UFABC) e do Mestrado em Relações Internacionais (PRI/UFABC). Professora do Bacharelado em Relações Internacionais e do Bacharelado em Ciências Econômicas (UFABC).
Virginia Fontes – Docente colaboradora na Pós-Graduação de História da UFF (Universidade Federal Fluminense) e professora da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Pesquisa formas de dominação no capitalismo contemporâneo. Integra o NIEP-Marx/UFF. Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação – GTO e coordena o ST História e Marxismo da ANPUH (Associação Nacional de História). Autora de “Reflexões Impertinentes, de “O Brasil e o Capital-imperialismo – Teoria e História” e coautora de “Hegemonia Burguesa na Educação Pública”.
O seminário será realizado no Auditório NEPSA-I – UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Avenida Senador Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, Natal.
Não há necessidade de inscrições prévias. Alunos da UFRN terão direito a certificado de presença.
Programação
21 de junho – 19h – Abertura e lançamento do livro A China no Capitalismo Contemporâneo
19h30 – Mesa 1: “Caracterizações sobre o Desenvolvimento Econômico Chinês”
Com as exposições de Carlos Aguiar de Medeiros (UFRJ) e Edemilson Paraná (UFC).
22 de junho – 19h – Mesa 2: “A Formação das Classes Sociais na China Pós-Reformas”
Com as exposições de Esther Majerowicz (UFRN) e de Isabela Nogueira (UFRJ)
23 de junho – 19h – Mesa 3: “A Expansão Global Chinesa e a Disputa Tecnológica”
Com as exposições de Valéria Ribeiro (UFABC) e Esther Majerowicz (UFRN)