O Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro e o Instituto Confúcio da Pontífica Universidade Católica do Rio (PUC-RJ) realizaram em conjunto uma série de atividades para celebrar o “Dia da Língua Chinesa” na terça-feira (19) e na quarta-feira (20).
O conselheiro Xu Yuansheng, o professor Richard Alenka, vice-diretor do Escritório de Cooperação Internacional da PUC-RJ, o professor Leonardo Berenger, diretor brasileiro do Instituto Confúcio, e o professor Sun Yanping, diretor chinês do Instituto Confúcio, participaram da cerimônia.
Em nome do Consulado Geral e da Cônsul Geral Tian Min, Xu Yuansheng doou um grande número de livros e artigos de papelaria culturais chineses multilíngues para o Instituto Confúcio. Ele disse que, sob a cooperação sincera entre a PUC-RJ e a Universidade de Hebei, o Instituto Confúcio do Rio organizou muitas atividades de intercâmbio cultural, como “Ponte Chinesa” e “Semana da Cultura Chinesa”.
Tais atividades se tornaram uma importante ponte para o intercâmbio cultural entre os dois países e tem contribuído para a educação chinesa no Brasil, influenciando positivamente no intercâmbio cultural entre os dois países, e muitos estudantes chineses e brasileiros têm se beneficiado.
As culturas da China e do Brasil são altamente complementares e possuem grande potencial para intercâmbios culturais e educacionais. A expectativa é de que o Instituto Confúcio do Rio continue inovando no ensino da língua chinesa e no intercâmbio cultural, e injetando nova vitalidade na tradicional amizade entre a China e o Brasil.
As atividades de experiência cultural do Instituto Confúcio do Rio são realizadas tanto online quanto offline. O professor Duan Shiguang conduz os alunos a aprender expressões básicas em chinês e instrui os alunos em caligrafia e pintura chinesa.
Os alunos criaram elementos chineses com base em seus conhecimento e habilidades profissionais, como dragões chineses, florestas de bambu, pandas, coelhos, etc., os participantes ganharam uma experiência de imersão à cultura chinesa.
A série de atividades também contemplou palestras especiais com concurso de caligrafia chinesa e “Introdução ao Oráculo” para promover a popularização do chinês no Brasil e os intercâmbios entre China e Brasil no campo da cultura.