O embaixador da China, Yang Wanming anunciou que está encerrando sua missão no Brasil, onde servia a seu país desde 2018. Em mensagem publicada nas redes sociais, afirmou que os três anos em que esteve à frente da embaixada em Brasília “foram uma experiência valiosa na minha carreira diplomática, uma oportunidade pela qual me sinto profundamente honrado e orgulhoso”.
Disse ainda ter motivos para comemorar que as relações Brasil e China “vêm amadurecendo e consolidando-se”, pois as duas potências emergentes têm “uma cooperação frutífera em vários campos, intercâmbio social mais intenso e uma concertação mais estreita em assuntos multilaterais”.
Ainda segundo o Wanming, a China considera e desenvolve suas relações com o Brasil “sob uma perspectiva estratégica e de longo prazo e está disposta a unir forças com os brasileiros para levar adiante nossa Parceria Estratégica Global em benefício dos dois povos”.
O presidente do Ibrachina, Thomas Law, enviou uma mensagem de agradecimento ao embaixador. Manifestou seu reconhecimento pelo trabalho realizado no Brasil, desejando sucesso nas novas atribuições. Destacou ainda que a gestão do diplomata à frente da Embaixada da China ficou marcada por “entregas que fizeram a diferença na história de nosso país e na vida das pessoas”. Também assegurou que a contribuição de Wanming para o fortalecimento das relações sino-brasileiras e da parceria bilateral “continuarão a dar frutos por muitos anos”.
Por sua vez, Yang Wanming, agradeceu ao presidente do Ibrachina pelas “contribuições positivas que tem feito para o laço humanístico entre a China e o Brasil e sobretudo, para a nossa parceria no combate à pandemia ao longo do período”.