Você sabia que o Brasil e a China são parceiros no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial? Autoridades dos governos brasileiro e chinês celebraram, na data de hoje (31), o 30º Aniversário da cooperação entre os dois países no Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite). O evento aconteceu no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. A solenidade teve a presença do embaixador Li Jinzhang; do presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho; do diretor do INPE, Ricardo Galvão, entre outros envolvidos com o programa no Brasil e na China.
A parceria entre Brasil e China no setor técnico-científico-espacial permitiu o avanço na pesquisa com satélites espaciais. Já foram produzidos cinco satélites sino-brasileiros e há a previsão para mais um lançamento em 2019. O programa é coordenado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Administração Nacional Espacial da China. Até o momento foram produzidos cinco satélites sino-brasileiros. O sexto equipamento de sensoriamento remoto, o Cbers-4A, está previsto para ser lançado no ano que vem em Taiyuan, no país asiático.
Um dos pontos mais importantes do programa CBERS é a distribuição das imagens geradas pelos satélites, cobrindo as áreas ambiental e agrícola. Esta troca de informações beneficia não somente os estudantes universitários, mas toda a comunidade acadêmica. A distribuição das imagens é gratuita e, hoje, mais de 20 mil instituições brasileiras já receberam o material.
A cooperação entre Brasil e China é apenas uma parte do programa espacial da China. Nos próximos 20 anos, a China pretende enviar um homem à lua e uma sonda a Marte. Esta sonda, segundo o plano espacial chinês, deve retornar à Terra com amostra do solo de Marte para pesquisas.
Quer saber mais curiosidades sobre o Brasil e a China? Siga o Ibrachina no Facebook, no Instagram e no Linkedin.