A Praça da Liberdade, em São Paulo, estava lotada na manhã deste sábado (24), para as comemorações do Ano Novo Chinês. Seguindo a tradição, este é o Ano do Dragão, um período de prosperidade, coisas boas e sucesso.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, usou a palavra na cerimônia de abertura. “Quero parabenizar os organizadores por este evento especial na Praça da Liberdade, um bairro oriental, que reúne japoneses, chineses, coreanos… todos. São Paulo é isso, é internacional”, disse Thomas.
No palco principal estavam autoridades como Yu Peng, cônsul-geral da China em São Paulo; Aldo Rebelo, secretário de Relações Internacionais; José Renato Nalin, secretário Executivo de Mudanças Climáticas; o vereador George Hato; Heida Li, presidente da Associação Amizade Brasil-China e Luiz Antônio Paulino, diretor do Instituto Confúcio na Unesp.
O Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo apoiam a realização do evento, promovido pela Associação Amizade Brasil-China (AABC). As festividades vão até amanhã, com diferentes atrações.
Programação
A programação deste sábado começou com as tradicionais danças do Dragão e do Leão. Estão previstas apresentações de dança, shows musicais, além de demonstrações de artes marciais e tai chi chuan.
O Ibrachina Musical Project, que faz arranjos de músicas chinesas com sonoridade brasileira, deve fechar a programação do dia, com um show às 18:00. Neste domingo, o grupo se apresenta às 10:00.