Nos últimos 40 anos, a China tirou quase 800 milhões de pessoas da pobreza, respondendo por mais de 75% da redução global da pobreza no mesmo período. Esses são os dados do relatório “Quatro Décadas de Redução da Pobreza na China”, divulgado em conjunto pelo Ministério das Finanças, o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado da China e o Banco Mundial.
O relatório listou dois fatores principais que contribuíram para o alívio da pobreza na China. A transformação econômica de base ampla foi um deles, tendo proporcionado novas oportunidades de desenvolvimento para os pobres e aumentado continuamente suas rendas; o outro eram as políticas direcionadas do governo para eliminar a pobreza de longo prazo em áreas que estavam mergulhadas na pobreza devido à sua localização e outros fatores.
A estratégia de alívio da pobreza direcionada foi de grande importância para eliminar a pobreza absoluta – o padrão global de pobreza absoluta do Banco Mundial de US$ 1,90 por pessoa por dia, observou o relatório.
Manuela Ferro, vice-presidente do Banco Mundial para o Leste Asiático e Pacífico, afirmou que a redução da pobreza na China também é uma história de crescimento sustentado por meio da transformação econômica. À medida que as reformas econômicas da China se aprofundam, suas políticas sociais precisam ser ajustadas para melhor apoiar a mobilidade da mão de obra, melhorar a qualidade dos trabalhadores e se adaptar às necessidades do mercado de trabalho, protegendo os vulneráveis aos efeitos da transformação econômica.
A China declarou solenemente sua “vitória completa” na erradicação da pobreza absoluta em fevereiro de 2021. O país cumpriu a meta de erradicação da pobreza estabelecida na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável 10 anos antes do previsto.
Em julho de 2021, a China anunciou que havia realizado seu primeiro objetivo centenário – construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. A conquista foi um marco para o país asiático mais populoso do mundo em sua jornada rumo ao rejuvenescimento nacional.