A Chinatown da capital da França tem uma peculiaridade, pois na verdade é uma região chamada de “Quartier Chinois” (Quarteirão Chinês), com duas áreas distintas. Uma delas é Les Olympiades, no 13º arrondissement (termo francês para ‘distrito’) e a outra, no 20º arrondissement, conhecida como Belleville.
O nascimento da primeira aconteceu nas décadas de 1970 e 1980, como resultado do grande afluxo de imigrantes vindos da Ásia após o fim do período colonial. Os mais famosos eram os boat people, refugiados chineses que fugiram do Vietnã. Na mesma época, chineses que viviam em países como Laos, Camboja, Guiana Francesa, Caledônia Francesa e Ilhas Maurício se estabeleceram em Paris.
O 13º arrondissement tinha muitos arranha-céus construídos pelo programa de desenvolvimento urbano do governo, mas que acabaram rejeitados pelos parisienses. Por isso não a arquitetura chinesa tradicional não é presente na área. Para os imigrantes, aquela era uma oportunidade de aluguel barato e um espaço social que lhes permitia manter as tradições.
Logo começaram a se multiplicar os mercados que vendiam produtos típicos e restaurantes que atendiam a um público crescente. Ali surgiu o ‘Tang Freres’ (Irmãos Tang), que se tornou a maior rede de supermercados de produtos orientais fora da Ásia. O original, na Avenue d’Ivry, tem uma grande variedade de frutas e ingredientes para se cozinhar pratos da gastronomia chinesa.
Nas Quartier Chinois é possível encontrar diferentes associações culturais, templos e escolas de artes marciais. O triângulo formado pela Avenida d’Ivry, Avenida de Choisy e a Boulevard Masséna reúne a maior e mais antiga concentração de imigrantes chineses da Europa.
Nessas “Chinatowns” de Paris convivem harmoniosamente várias culturas orientais, como lojas tailandesas, bares de vietnamitas e casas de chá tipicamente chinesas. As lojas oferecem uma infinidade de decorações e estatuetas, ao lado de jogos de chá finos de cerâmica e vestidos de seda de altíssima qualidade.
Uma das grandes atrações do local são os desfiles no ano novo chinês, que sempre atraem turistas.
Para chegar à Chinatown de Paris, pode usar as linhas 5, 6 ou 7 do metrô e descer na Place d’Italie ou a linha 14 e descer na estação Olympiades