Marcos da arquitetura chinesa contemporânea

Marcos da arquitetura chinesa contemporânea

Arquitetos chineses combinam tradição e modernidade, transformando as paisagens de áreas urbanas

A China transformou suas paisagens ao longo dos anos e trouxe elementos modernos às tradicionais silhuetas urbanas. Arquitetos desenham projetos cada vez mais ousados, garantindo reconhecimento internacional. Nesta matéria listamos alguns dos edifícios chineses mais icônicos e os arquitetos responsáveis por cada um deles.

Conheça 4 arquitetos que inovaram a arquitetura chinesa!

 

O Portão para o Oriente

Este edifício comercial construído pelo escritório RMJM é o mais alto de Suzhou, cidade da província de Jiangsu. Possui cerca de 308 metros de altura e 68 andares. Seu nome e formato simbolizam uma porta de entrada para a China moderna. Também é conhecido como “Prédio Calça” por causa do seu formato, que se assemelha à peça de roupa.

 

Centro de Artes Chongqing Guotai  

Centro de Artes Chongqing Guotai

Este espaço de lazer traduz perfeitamente o conceito de trazer a tradição ao espaço moderno. O centro de artes se divide entre um teatro e um museu, e é usado para apresentações, shows e outros eventos de arte. Suas estruturas formam uma fogueira acesa, ao redor da qual as pessoas se reúnem para se divertir. A construção desenhada pelo arquiteto Jing Quan e pelo escritório Cui Kai Studio of China Architecture Design and Research Group está localizada na área do Monumento da Libertação do distrito de Yuzhong. Possui mais de 30 mil m² e 10 andares – sendo 8 subterrâneos.

 

Edifício Lotus

 Edifício Lotus

A tradição budista diz que a flor de lótus representa pureza espiritual do corpo e da mente. O edifício que leva este nome foi erguido em 2013 pelo escritório studio 505 no coração do distrito de Wujin, na província de Jiangsu. Os mais de 35 mil m² abrigam espaços cívicos e públicos, além de parte do Gabinete de Planejamento, salas de exposição e salas de reunião.

 

Torre Xangai

Este é o edifício mais alto da China: possui 632 metros de altura e 128 andares divididos em 9 zonas. Também tem o elevador mais rápido do mundo, que viaja a 20,5m/s – são necessários apenas 55 segundos para chegar ao 119º andar. O objetivo do projeto do escritório Gensler foi a criação de uma “cidade dentro de uma cidade” vertical. Um sistema especial feito de pesos, imãs e cabos de aço conferem estabilidade e resistência à torre contra vibrações externas.

 

Anel da Vida

Anel da Vida

Esta impressionante estrutura de 157 metros de altura fica em Fushun, cidade da província de Liaoning. O projeto do anel de aço feito pela Rhetroactive contém um deck de observação no topo que pode ser acessado por um dos quatro elevadores. Cerca de 12 mil LEDs iluminam toda a estrutura à noite. O Anel da Vida é um ponto privilegiado durante as festividades: do deck é possível ver os fogos de artifício ao longo do rio.

 

Estúdios da CCTV

Estúdios da CCTV

Este é o maior projeto do escritório de arquitetura OMA. O arranha-céu desafia as formas tradicionais de Pequim: seus 54 andares são compostos por 2 torres que se ligam pelo topo – como se fossem duas letras “L” invertidas. Atualmente é a casa dos estúdios da CCTV – China Central Television. Na parte onde as torres se interligam, o chão é de vidro e é possível ver tudo embaixo – um desafio somente para os corajosos!

 

Casa Piano

Casa Piano

O projeto desenvolvido por estudantes de arquitetura da Universidade de Tecnologia de Hefei, capital da província de Anhui, deveria se chamar “Casa Piano e Violino”, já que a estrutura é composta por estes dois instrumentos. O local foi construído com vidros pretos e transparentes, e fica completamente iluminado à noite. Atualmente é utilizado como centro de exposições.

 

Sheraton Huzhou Hot Spring Resort

O formato desta unidade da rede Sheraton rendeu ao edifício apelidos como “Hotel Ferradura” e “Hotel Rosquinha”. O projeto de Ma Yansong e MAD Architects localizado em Huzhou, cidade da província de Zhejiang, possui 27 andares e realiza impressionantes shows de luzes. A vista privilegiada tem como objetivo estimular a harmonia entre o homem e a natureza.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Qigong

Qigong, Chi Kung ou Kikō são exercícios corporais da Medicina Tradicional Chinesa. Com a finalidade de estimular e promover a circulação de energia, a técnica promove o bem estar e o equilíbrio energético.