Decretado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 14 de novembro de 1957, o Dia do Imigrante homenageia aqueles que abandonaram sua terra natal em busca de melhores condições para suas famílias.
Cerca de 1 milhão de imigrantes moram no Brasil em situação legal. Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente na chegada de estrangeiros no país. Segundo dados do Ministério da Justiça, nos últimos anos os pedidos de refúgio triplicaram.
O Brasil viveu diversos ciclos migratórios, a maior parte formada por europeus (especialmente portugueses, espanhóis e italianos), chineses, japoneses e latino-americanos. Os brasileiros são reconhecidos internacionalmente pelo temperamento pacífico e aberto à diversidade.
Os imigrantes saem de seus países de origem pelas mais diversas razões: guerras políticas, tensões religiosas, condições de vida precária, falta de oportunidades de trabalho, de estudo ou a busca de uma nova experiência.
A história do Brasil é uma história de imigração. Dos nativos indígenas às primeiras embarcações portuguesas, o país construiu sua cultura a partir da integração de diversos costumes e tradições. Hoje celebramos a amizade entre os países e o reconhecimento da luta dos povos imigrantes neste país.