Hoje é comemorado o Dia dos Avós. E, assim como no Brasil, essas figuras representam um papel fundamental na China. Para a maioria dos chineses, e durante a maior parte da história do país, a família foi o centro da vida social, e a devoção a ela era considerada uma grande virtude.
Os pais sentiam-se responsáveis pela transmissão dos ensinamentos que vinham dos antepassados para seus filhos, como forma de preservar a propriedade familiar. Antigamente, as famílias eram muito numerosas e, geralmente, os parentes viviam na mesma casa, reunindo muitas vezes três ou quatro gerações.
Os chineses valorizam muito a instituição familiar, sendo capazes de largar empregos e oportunidades para cuidar de seus pais e avós. As decisões têm um peso muito grande para a ordem social na China.
Essa relação de cuidado mútuo, que se estende por outros países e regiões, foi retratada inclusive em pesquisas científicas. Estudos apontam que os avós que cuidam dos netos têm 37% menos risco de morte do que adultos da mesma faixa etária que não cuidam de ninguém, e que a proximidade emocional entre netos e avós protege ambos de depressão e de outros problemas mentais.
Aprenda como os chineses chamam seus netos e avós
Netos e netas
Os avós chamam os filhos do FILHO de ‘sunzi’ (menino) e ‘sunnü’ (menina).
Os filhos da FILHA de ‘waisun’ (menino) e ‘waisunnü’ (menina).
A palavra ‘wai’ representa que eles, por serem filhos da filha, usam um sobrenome diferente dos avós maternos.
Avôs e Avós
Os avós PATERNOS são chamados de ‘yeye’ (avô paterno) e ‘nainai’ (avó paterna).
Os avós MATERNOS, ‘waigong’ (avô) e ‘waipo’ (avó)