A China é uma das civilizações mais antigas do mundo com uma história milenar. Ao longo de sua história, várias culturas surgiram e foram integradas na China, gerando acervos museólogos invejáveis.
Há mais de 5.400 museus no país. Cada um tem suas peculiaridades, focados em aspectos como tradição artística, militar, étnica e com muitas relíquias culturais e até exibições digitais.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado em 18 de maio e destacamos cinco dos museus mais famosos da China.
Museu do Palácio Imperial, Beijing
Nome original: 故宫博物院,紫禁城
Localização: Rua Jingshanqian nº 4, distrito de Dongcheng, Beijing
Horário de funcionamento: (fechado às segundas-feiras)
08:30 – 15:30 (1 de novembro ao próximo 31 de março; última entrada às 15:40)
08:30 – 16:00 (1 de abril a 31 de outubro; última entrada às 16:10)
Ingressos: Entrada paga. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu
O Museu do Palácio na verdade é a Cidade Proibida, que mantém preservada a maior estrutura de madeira de construções antigas do mundo.
Tombado como patrimônio cultural mundial, o local é uma série de palácios construídos nas dinastias Ming e Qing. Abriga um museu com grande acervo de arquitetura e arte que ajudam a contar a história da China.
As exposições são principalmente coleções sobre o governo dos imperadores É possível ver artefatos preciosos, num acervo que representa cerca de um sexto do total de relíquias culturais do país.
Também é possível explorar onde os imperadores feudais viveram, incluindo três palácios e seis pátios.
Há um famoso espetáculo encenado no Watch Hall, que acontece todos os dias às 11h e 14h.
Museu Nacional da China, Beijing
Nome original: 中国国家博物馆
Localização: Rua Dongchang’an, nº 16, distrito de Dongcheng, Beijing
Horário de funcionamento: (fechado às segundas-feiras)
09:00 – 17:00 (última entrada às 16:00)
Ingressos: Entrada franca. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu http://en.chnmuseum.cn/
A área total de construção do Museu Nacional da China é de quase 200.000 metros quadrados, tornando-o o maior museu do mundo. Localizado no lado leste da Praça Tiananmen, em frente ao Grande Salão do Povo, onde são realizadas as principais conferências da China. Dividido em 5 andares e 48 salas de exposições, o museu possui uma das mais ricas coleções de relíquias culturais chinesas, incluindo mais de um milhão de peças. O sistema de exposição consiste em exposição básica, exposição especial, exposição de intercâmbio internacional e exposição temporária, abrangendo todas as etapas desde os tempos antigos até os tempos modernos. As roupas e estilos de vida de diferentes épocas do século 20 têm um visual restaurador aqui.
Museu Henan, Zhengzhou
Nome original: 河南博物院
Localização: Agro Road, nº 8, distrito de Jinshui, cidade de Zhengzhou, província de Henan
Horário de funcionamento: (fechado às segundas-feiras)
09:00 – 17:30 (última entrada às 17:00)
09:00 – 17:00 (inverno; última entrada às 17:00)
Ingressos: Entrada franca. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu. http://english.chnmus.net/
O Museu Henan, um museu moderno de história e arte, é um dos museus mais visitados da China. Combina 5.000 anos de história e cultura de Henan, tornando-se a melhor janela para conhecer Henan. O museu possui oito salas de exposições em ordem cronológica, incluindo coleções de mais de 170 mil peças; a maioria são preciosas relíquias culturais, entre as quais se destacam as peças de bronze, as ferramentas de pedra de jade, a cerâmica e a escultura em pedra. São os salões culturais e artísticos que testemunham e mostram a origem, formação e desenvolvimento da civilização chinesa. De terça a domingo, haverá apresentações de música antiga chinesa no museu; as apresentações de 20 minutos são exibidas às 11:00 e 16:00.
Museu de História de Shaanxi, Xian
Nome original 陕西历史博物馆
Localização: East Xiaozhai Road, nº 91, distrito de Yanta, Xian
Horário de funcionamento: (fechado às segundas-feiras)
09:00 – 17:30
Ingressos: Entrada paga. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu https://www.sxhm.com/en/index.html
(15 de novembro ao próximo 14 de março; última entrada às 16:00)
08:30 – 18:00 (15 de março a 14 de novembro; última entrada às 16:30)
Ingressos: Entrada franca. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu
Localizado a noroeste do Big Wild Goose Pagoda em Xi’an, o Museu de História de Shaanxi é o primeiro grande museu nacional moderno da China que marca um novo marco no desenvolvimento dos museus chineses. O museu concentra a essência da história da China, conhecida como a “casa do tesouro da nação chinesa”, é um palácio de arte que exibe a antiga civilização chinesa e a história e cultura da província de Shaanxi. A coleção contém mais de 370.000 relíquias culturais, desde simples ferramentas de pedra de humanos antigos até vários implementos da vida social antes de 1840, com um período de mais de um milhão de anos. Entre eles, as peças de bronze das dinastias Shang e Zhou são requintadas, antigos guerreiros de terracota em várias formas e formas, peças de ouro e prata das dinastias Han e Tang são distinguidas no país, os murais dos túmulos Tang são incomparáveis. É o melhor lugar para você vivenciar a cultura chinesa na antiga capital de mil anos.
Museu de Shangai, Shanghai
Nome original: 上海博物馆
Localização: Renmin Da Dao (Avenida Renmin), nº 201, distrito de Huangpu, Shangai
Horário de funcionamento: (fechado na segunda-feira)
09:00 – 17:00 (última entrada às 16:00)
Entrada franca. É necessário reservar com antecedência pelo site do museu https://www.shanghaimuseum.net/mu/frontend/pg/m/en/display/index
O Museu de Shangai é um museu em grande escala de arte chinesa antiga. O museu abriga mais de 1,02 milhão de peças de relíquias históricas de várias dinastias e gerações, incluindo mais de 140.000 preciosas relíquias culturais, com as características mais distintas de cerâmica de bronze antigo, caligrafia e pinturas. A coleção de caligrafia e pintura no Museu de Xangai é reputada como uma pérola da metade da China e tem muitas obras magníficas de famosos artistas antigos. O museu é especialmente famoso por sua coleção de peças de bronze.