A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, celebra neste final de semana o Festival das Lanternas, que encerra as comemorações do Ano Novo Chinês.
Na noite de sábado (4), a Yup Star, maior roda-gigante da América Latina, foi iluminada em vermelho, cor que simboliza a China. O prefeito de Foz, Chico Brasileiro, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, inauguraram a iluminação especial em cerimônia que reuniu autoridades brasileiras e chinesas, além de convidados.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, destacou que, além da relação comercial entre Brasil e China, “ainda é possível reforçar na parte cultural, educacional e artística, entre outras possibilidades”. Lembrou ainda que as atrações de Foz podem incentivar a vinda de turistas chineses para o Brasil. “Temos 156 milhões de chineses que querem viajar. Essa roda-gigante, por exemplo, é uma atração mundial”, pontuou.
O embaixador Zhu Qingqiao recebeu o título de “hóspede oficial” de Foz do Iguaçu. Em seu discurso, explicou que a iluminação tem um significado especial, pois “vermelho é sorte, felicidade e festividade na China, além de ser a cor da bandeira nacional”. Reforçou que “a China sempre trata o Brasil como um parceiro estratégico”, e que as nações podem trabalhar mais juntas.
Em sua fala, o prefeito Chico Brasileiro, ressaltou que a parceria com a China é muito importante para a cidade, sendo o gigante asiático um “modelo de desenvolvimento e exemplo para o mundo”. Agradeceu também o apoio do Ibrachina a Foz do Iguaçu, durante a pandemia, com doações de EPIs e totens de álcool em gel.
Já o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales, explicou que Foz é cidade-irmã de Wuhan, na China. Ele é autor de um Projeto de Lei que incluirá a Celebração do Ano Novo Chinês no calendário oficial da cidade.
Também estavam presentes no encontro a Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o Ministro Conselheiro da Cultura da Embaixada da China, Shu Jianping; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kuerten; o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; e o responsável pela Yup Star, Murilo Candido.
As ações que celebram o Festival das Lanterna e o Ano Novo Chinês são organizadas pela Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Embaixada da China no Brasil, com realização do Instituto Sociocultural Brasil-China – Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo.