O Dia da Língua Chinesa foi incluído no calendário mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de lembrar a importância da história e cultura dos chineses. A data de 20 de abril é uma homenagem à contribuição de Cang Jie, considerado o criador dos logogramas da escrita chinesa.
O mandarim é a língua mais falada no mundo, sendo o idioma oficial da China desde a década de 1950. O país asiático também tem outros idiomas em seu grupo linguístico, como o Wu, Gan, Xiang, Min, Hakka, Yue, Jin, Huizhou e Pingua. Além disso, há alguns dialetos, sendo o maior deles o cantonês, falado na região de Cantão, além de Hong Kong e em Macau.
Como parte de um projeto mundial de divulgação da língua, o Chinese Bridge Club in São Paulo está realizando o 1º Festival de Karaokê em Chinês. O vencedor terá sua música gravada no próximo clipe do Ibrachina Musical Project.
Saiba mais sobre a competição aqui.
Homenagem musical
Como uma forma de homenagem à língua chinesa, foi composta a canção “A Young Man’s Voyage” [Viagem de um adolescente]. Ela compara a civilização chinesa a um adolescente. “Viajando por 5.000 anos, você ainda será um adolescente quando voltar”, diz um trecho.
Composta pelo compositor belga Jean-François Maljean com letra do diretor da China Media Group, Wang Xuan, a música foi interpretada pela mezzo-soprano britânica Phoebe Haines e expressa o conceito de “estilo tradicional chinês com tendência da moda moderna”.