O IV Encontro da Rede Brasileira de Estudos da China (RB China) iniciou ontem (24) e vai até essa quarta (26), na Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus São Bernardo do Campo. O tema deste ano é “China e Brasil diante dos desafios do Desenvolvimento Sustentável”.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, foi um dos palestrantes da Sessão de Abertura. Ele apresentou as ações culturais do Instituto e também na área da inovação, em especial as relacionadas com uso de tecnologias de cidades inteligentes e sustentáveis. Também relatou como foi sua viagem recente à China, com um grupo de empresários e representantes da APEX.
“Entendemos que é possível fortalecer os municípios nessas cooperações via MCTI e via governo chinês no tema das cidades inteligentes. É um conceito que vai além disso, tornando as cidades resilientes, com empregabilidade e renda, e cidades sustentáveis”, destacou Thomas Law em sua fala
O presidente do Ibrachina compôs a mesa, ao lado de Zhu Qingqiao, Embaixador da China no Brasil; Dácio Roberto Matheus, Reitor da Universidade Federal do ABC; Marcos Vinicius Pó, Diretor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais da UFABC; Marcelo Oliveira, Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Prefeito de Mauá; Carlos Matsumoto, Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A coordenação foi de Ana Tereza Marra, professora da UFABC e Coordenadora Adjunta do VI RB China.
RB China
A Rede Brasileira de Estudos da China (RB China) é uma rede científica multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento, pesquisa e exercício profissional em torno da China.
Em seu encontro anual, a Rede convida representantes da comunidade acadêmica nacional e internacional, que tem a China como tema de estudo ou interesse profissional. Possibilita, assim, um intercâmbio direto com as reflexões sobre a ascensão do país asiático e o impacto na ordem econômica e na política mundial.
Entre os temas abordados este ano estão “Energia e Sustentabilidade”, “Geopolítica e Geoeconomia” e “Era Xi Jinping e as quatro iniciativas: Cinturão e Rota (BRI), da Civilização, de Segurança e do Desenvolvimento Global”
Em paralelo ao encontro da RB China de 2023, ocorreu o 7º Seminário “Pesquisar a China Contemporânea”, que reuniu pós-graduandos e jovens pesquisadores dedicados aos Estudos da China, a partir de uma perspectiva brasileira.