Ao longo desta semana, o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e o Chinese Bridge Club in São Paulo (CBCSP) promovem uma série de palestras online para celebrar o Dia da Imigração Chinesa no Brasil.
“Medicina Chinesa” foi o tema do evento desta terça-feira (16). A apresentação foi da professora Camille Egídio, diretora-geral do Instituto Long Tao. Ela é formada em Acupuntura com especialização pela WFAS e WFCMS em Beijing, China.
Camille conversou com André Sun, do CBCSP, sobre os conceitos milenares da medicina chinesa, explicando as técnicas utilizadas, bem como os elementos filosóficos e científicos relacionados.
A professora ressaltou a ligação da medicina tradicional chinesa com elementos do daoísmo, como o yin-yang e a busca pelo equilíbrio entre mente e corpo. Lembrou também que as práticas medicinais vindas da China têm forte ligação com a natureza e abrangem o modo de vida das pessoas.
A especialista reforçou a importância do entendimento dos conceitos de energia vital, o equilíbrio entre yin e yang, o modelo dos cinco elementos (wu xing) e a investigação da causa das doenças como parte da cura.
Com patrocínio do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e apoio do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, o projeto valoriza o intercâmbio cultural, social e econômico entre a China e o Brasil.
Assista na íntegra: