O Instituto Cultural Brasil-China (Ibrachina) há cinco anos realiza o Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK, uma competição que visa estimular startups brasileiras e fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços através de networking e aprendizado.
Nas suas diferentes edições, a competição ajudou a conectar diversas startups com o ecossistema e proporcionou aos vencedores oportunidades de participação em eventos internacionais, como a RISE em Hong Kong, o Web Summit em Lisboa, e a Bitcoin Conference, em Miami, proporcionando acesso a conhecimento, inovação e possibilidade de geração de negócios.
Em 2021, a premiação do 5º Challenge oportunizou que as duas startups vencedoras da quinta edição tivessem espaço no stand do Ibrachina na GITEX, uma das maiores feira de inovação do mundo.
Este ano, o Ibrachina estará novamente com um stand na GITEX, em parceria com o IGLOO.NETWORK. Ele dará espaço para as startups que venceram as competições promovidas pelo Instituto e seu hub de inovação, o Ibrawork Open Innovation.
Conforme explica Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork, “nosso objetivo é levar o que há de melhor dentre as startups brasileiras para essa troca de experiência e oportunidade de internacionalização de negócios”.
A 7ª edição do Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK, realizada em julho, teve foco em duas verticais: tokenização (tecnologias de criptomoedas, blockchains e NFT) e ESG, sigla para se referir às boas práticas ambientais, sociais e de governança.
As startups vencedoras foram a Unidroid Robótica, de São José dos Campos (SP), a Luming, sediada em Porto Alegre (RS), e a Eco Panplas, indústria baseada em Hortolândia (SP).
O Demoday do Esfera, evento realizado em agosto, encerrou o primeiro batch do programa de aceleração do Ibrawork. A startup selecionada foi a Tebe, de Araras (SP), que desenvolve sensores para a indústria 4.0, com foco em manutenção preditiva e monitoramento de equipamentos.
GITEX 2022
A Gitex Global 2022 acontecerá de 10 a 14 de outubro em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Serão mais de 4.500 empresas e mais de 100.000 participantes, vindos de 170 países.
O evento cresce a cada ano e reflete a demanda do mercado em todos os setores da indústria. Este ano, durante a extensa programação, as startups apresentarão soluções inovadoras de metaverso, inteligência artificial (AI), Web3, blockchain , 6G, computação em nuvem, fintech e big data.
A feira apresenta nesta edição as atrações Ai Everything, Fintech Surge, Future Blockchain Summit e Marketing Mania. Dois novos eventos também serão lançados este ano – Global DevSlam e X-Verse.
Com a participação de mais de 250 entidades governamentais que lideram projetos digitais estratégicos e parcerias público-privadas, e mais de 800 startups que buscam sua próxima grande oportunidade no North Star Dubai (anteriormente Gitex Future Stars), e o Gitex 3.0 unirá os ecossistemas mais influentes do mundo avançando negócios, economia, sociedade e cultura.