Nesta sexta-feira (27), o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) participou do Seminário Sobre Produção Agroindustrial do Alto Paranaíba, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais na cidade de Carmo do Paranaíba, Minas Gerais.
O evento teve a parceria do Ibrachina, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG).
As palestras abordaram temas ligados à produção local, conhecida pelo café, leite, queijo, nióbio, salitre, hortifruticultura e fosfato.
Participaram da mesa de abertura do seminário Thomas Law, presidente da Ibrachina; o deputado federal Vilson Luiz da Silva, presidente da FETAEMG; Rejane Nascentes, vice-reitora da UFV representando o reitor, Demetrius David Silva; professor Fábio André Teixeira, da UFV; Dr. Joaquim Portes de Cerqueira César, do Ibrachina; além de Julio Cesar Moraes Gontijo, presidente do Sindicado e da Câmara de Vereadores de Carmo do Paranaíba.
Este trabalho se materializou com o lançamento do livro “Perfil Produtivo e Potencialidades do Alto Paranaíba”, obra produzida pela UFV com apoio do Ibrachina e lançada pela D’Plácido, que ocorreu ao final do Seminário.
Palestras
O evento realizando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carmo do Paranaíba prosseguiu com palestras sobre “Café”, ministrada pelo professor Pedro Ivo Vieira (UFV); “Leite e Queijo” pelo veterinário Antônio Augusto Villaça Lima; “Nióbio”, pelo professor Victor Henrique Lana Pinto; “Salitre/Fosfato”, pelo professor Hernani Martins Junior; e Hortifruticultura pelo engenheiro agrônomo Makoto Edison Sekita.