Já está no catálogo da Netflix a nova versão animada de “O Rei Macaco”, inspirada no mito de Sun Wukong. O filme de ação e comédia apresenta diferentes elementos da cultura chinesa, eternizados no livro “Jornada Para o Oeste”. Séculos após ser escrito, a obra ainda inspira produções culturais. A mais famosa é a série Dragon Ball.
A animação caiu no gosto dos brasileiros e figurava entre as mais vistas na semana de estreia (11/8) e nas duas seguintes. A trama do filme da Netflix foi desenvolvida por Steve Bencich, Ron J. Friedman e Rita Hsiao, roteiristas renomados com créditos em animações como “Irmão Urso” e ‘Mulan’, ambos da Disney. Stacchi explicou seu amor pela história original de “Jornada Para o Oeste”, em entrevistas. Inclusive, disse que tentou adaptar o livro todo, mas ainda não obteve sucesso. Por isso, em “O Rei Macaco” se aprofundou mais numa história de origem do personagem principal.
O enredo de “O Rei Macaco” mostra o herói descobrindo que faz parte dos Imortais. Em sua jornada épica, precisará usar seu bastão de luta mágico para vencer 100 demônios, um excêntrico Rei Dragão e o maior inimigo de todos: seu próprio ego. Ao longo do caminho, uma jovem aldeã desafia sua atitude egocêntrica e mostra a ele que até mesmo a menor pedra pode ter um grande efeito no mundo.
A narração original tem o comediante Jimmy Yang, que nasceu na China, emprestando sua voz ao personagem principal. Outros atores de ascendência chinesa como BD Wong, Stephanie Hsu, Hoon Lee, Bowen Yang, Jo Koy dão vida aos personagens que o acompanham. O conhecido cineasta chinês Stephen Chow foi o produtor executivo do longa.