Na competição de esqui estilo livre feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing na terça-feira, Eileen Gu (Gu Ailing, nome chinês) fez um retorno milagroso e subiu ao topo do pódio. Esta é a primeira medalha de ouro da China no evento de neve feminino na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A esportista fez história no gelo e na neve na China com o forte apoio de especialistas ortopédicos da medicina tradicional chinesa de Sichuan, no sudoeste do país.
Zhu Jiangwei, médico do Hospital Ortopédico de Sichuan, é o médico da equipe chinesa de esqui estilo livre nos Jogos Olímpicos de Inverno. De outubro de 2021 a janeiro de 2022, Zhu acompanhou a equipe em suas viagens à Áustria, Suíça, Estados Unidos e outros locais de treinamento e prestou assistência médica aos atletas em todos os momentos.
Tudo foi feito para fazer a melhor preparação dos esquiadores chineses para as Olimpíadas.
Durante este período, a equipe de Eileen Gu também foi à estação da seleção nacional para tratamento médico.
Tendo em vista as características físicas de Gu, o Dr. Zhu aplicou técnicas ortopédicas especiais da medicina tradicional chinesa ao estilo Zheng, que se originou na Província de Sichuan, ofereceu-lhe fisioterapia adequada e ensinou-lhe como fazer exercícios funcionais.
Ele também deu sugestões sobre medidas preventivas de proteção para minimizar lesões durante treinamentos e competições, todas as quais estabeleceram uma base sólida para Gu poder participar das Olimpíadas de Inverno em condições ideais.
Atualmente, o médico presta serviços ortopédicos de medicina tradicional chinesa no local dos Jogos Olímpicos, juntamente com seus colegas do Hospital Ortopédico de Sichuan.
“A ortopedia ao estilo Zheng de Sichuan é uma das importantes escolas ortopédicas da medicina tradicional chinesa”, explicou o especialista. “No processo de diagnóstico clínico e tratamento de lesões esportivas, foi criado um sistema acadêmico único que combina artes marciais e medicina física, portanto, é ideal para ajudar os atletas a recuperar sua força física, prevenir e tratar lesões de forma eficaz”, disse Zhu.
Desde a década de 1950, o Hospital Ortopédico de Sichuan assumiu uma missão especializada na prevenção e tratamento de lesões esportivas, emprestando sua experiência para o benefício de muitos atletas conhecidos.
A fim de promover uma melhor preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, o hospital enviou um total de 24 especialistas para tratar sete seleções nacionais, incluindo patinação artística e esqui alpino.