"Torneio da Amizade Brasil-China" celebrou Dia da Imigração Chinesa no Brasill

20 de agosto de 2019

Veja como foram as homenagens aos imigrantes chineses!

As celebrações aconteceram em Brasília/DF e na capital paulista, com solenidades, torneio de futebol society, exposição e um grande show

As comemorações ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil e ao Dia do Imigrante Chinês marcaram o mês de agosto. A escolha do dia 15/8 faz referência à primeira entrada oficial de chineses em São Paulo, que chegaram na embarcação Vapor Malange em 1900 e se instalaram na Hospedaria dos Imigrantes do Brás.

O Ibrachina homenageou os imigrantes chineses em uma página inteira do jornal Folha de S.Paulo. O tributo foi publicado na edição do dia 15/8. No texto, o Instituto reforça a missão de fortalecer a integração entre brasileiros e chineses, e celebra os 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Anúncio do Ibrachina na Folha de S.Paulo
Anúncio do Ibrachina na Folha de S.Paulo

O Instituto participou da Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília/DF em homenagem ao Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar Brasil-China, presidida pelo deputado federal Fausto Pinato. Participaram da solenidade o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, e o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo.

O lançamento do anuário do Ibrachina integrou a programação do evento. A publicação apresenta as ações realizadas pelo Instituto para promover o intercâmbio sociocultural entre Brasil e China. Foi lançado também o terceiro selo postal em parceria com os Correios, celebrando os 45 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Na noite do dia 15/8, o Instituto participou de uma solenidade no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo por iniciativa da vereadora Edir Sales. O evento celebrou o Dia do Imigrante Chinês, instituído pelo projeto de lei nº 266/2016 de autoria da vereadora. Estiveram presentes o Vice Cônsul Geral da China em São Paulo, Sun Renan, e a presidente da Associação de Intercâmbio Cultural de Pequim do Brasil, Lúcia Zhao.

Da esquerda para a direita: o presidente do Ibrachina, Thomas Law, a vice-presidente da Associação Chinesa do Brasil, Lúcia Zhao, a vereadora Edir Salles, o Cônsul Geral da China em São Paulo, Song Yang, e a diretora do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law
Da esquerda para a direita: o presidente do Ibrachina, Thomas Law, a vice-presidente da Associação Chinesa do Brasil, Lúcia Zhao, a vereadora Edir Salles, o Cônsul Geral da China em São Paulo, Song Yang, e a diretora do Ibrachina, Ana Kaline Ou Law

No dia 17/8, a Associação Chinesa do Brasil continuou as comemorações ao Dia do Imigrante Chinês. A Ibrachina Arena recebeu nesse dia o “Torneio da Amizade Brasil China”. O torneio de futebol society juvenil foi promovido pela Associação com apoio do Ibrachina. A primeira-dama do Estado de São Paulo, Bia Doria, realizou a abertura do evento. Estiveram presentes o vice-cônsul do Consulado da República Popular da China de São Paulo, Sun Renan, e o presidente da Associação Chinesa do Brasil, Zhang Wei.

O encerramento das comemorações ao Dia do Imigrante Chinês aconteceu em grande festa no Ibirapuera com apoio do Ibrachina. O evento teve festival gastronômico, exposição fotográfica e a entrega dos prêmios para os times vencedores do “Torneio da Amizade Brasil China”. Um grande show da Escola de Samba Unidos de Vila Maria fechou o dia com chave de ouro, fortalecendo o compromisso de integrar culturas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas