Foto de capa: João Alvarez/Estadão Conteúdo
As novas regras da quarentena na capital paulista entraram em vigor nesta segunda-feira (01/06). Pelo decreto publicado no Diário Oficial do município, a medida foi prorrogada até 15 de junho. Com isso, permanece proibido o atendimento ao público em todos os estabelecimentos de atividades consideradas não essenciais.
Entretanto, a Prefeitura de São Paulo começou hoje a receber os protocolos dos setores que serão autorizados a retomar os serviços ainda neste mês. Só depois de análise técnica da Vigilância Sanitária é que os protocolos deverão ser oficializados e as atividades poderão ser retomadas. As datas não foram definidas.
No plano de reabertura econômica anunciado por João Doria na semana passada, a capital paulista foi colocada em fase de controle (laranja), ou seja, com possibilidade de liberações de alguns setores: shoppings, comércio, escritórios, atividades imobiliárias e concessionárias.
A cidade do Rio vai flexibilizar medidas de isolamento social a partir desta terça-feira (2). O anúncio foi feito pelo prefeito Marcelo Crivella. Segundo ele, será uma reabertura “lenta, gradual e com segurança” das medidas contra o coronavírus. A reabertura será dividida em seis fases, com previsão de duração de 15 dias cada, e a primeira delas começa já na terça-feira.
Todas as fases serão acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno, segundo a prefeitura. Crivella afirmou que o monitoramento será diário.
O prefeito informou ainda que a conclusão de todas as fases será em agosto se tudo correr dentro do previsto. Ele ressaltou que isso vai acontecer se não houver um aumento de casos que a capacidade de leitos da cidade não possa absorver. As aulas poderão ser retomadas em julho.
Uma vacina chinesa para o novo coronavírus pode estar disponível até o final deste ano. A novidade foi revelada em um relatório divulgado na conta oficial da Comissão de Administração e Supervisão de Ativos da China, publicada na rede social WeChat.
O antídoto foi desenvolvido pelo Instituto de Produtos Biológicos de Pequim e pelo Grupo Nacional Biotec, uma empresa estatal do ramo de vacinas. Atualmente, foi concluída a fase dois (de três) dos testes e a união das duas empresas indica que o antídoto pode estar pronto para distribuição no final de 2020 ou início de 2021.
Os organizadores da Maratona de Boston, nos EUA, cancelaram a prova deste ano, que já havia sido transferida de 20 de abril para 14 de setembro. A decisão foi tomada após prefeito da capital de Massachusetts, Mary Walsh, admitir a inviabilidade do evento por razões de saúde pública. Desde a primeira edição, em 1897, a Maratona de Boston nunca havia deixado de ser realizada.
Em nota oficial, publicada no site da Associação Atlética de Boston (BAA, sigla em inglês) anunciou que não só ressarcirá a taxa de inscrição, como realizará uma alternativa virtual voltada aos participantes. Anualmente, a Maratona de Boston reúne cerca de 30 mil corredores.
A Comissão Europeia apresenta nesta semana suas recomendações para uma reabertura “gradual” e “sem discriminação” das fronteiras internas da União Europeia e para o turismo com segurança, uma iniciativa que visa a salvar a lucrativa estação do verão.
A primeira fase do plano seria a atual, marcada pelo fechamento das fronteiras para viagens “não essenciais”. Na segunda, a comissão propõe levantar restrições entre países e regiões com uma situação de saúde semelhante e melhorando. A fase final levaria ao levantamento de todos os controles de fronteira no espaço europeu de livre circulação de Schengen, para o qual Bruxelas pede aos países que levem em conta critérios sociais e econômicos, bem como sanitários.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: