O Brasil está enfrentando aumento de casos do coronavírus em diversas regiões, na direção contrária à global. Nesta terça-feira, o país chegou aos 18 milhões de casos. O governo de São Paulo anunciou nesta quarta o adiamento de medidas de restrição. Comércio e serviços como lojas, shoppings, academias, salões de beleza e restaurantes podem funcionar só até as 21h até, pelo menos, 15 de julho. Antes, estava previsto ampliação da abertura a partir do dia 1º.
No Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), indica que uma nova variante do coronavírus está circulando no município de Porto Real. Sua linhagem é originária da Sars-CoV-2 B.1.1.28, que circula no Brasil desde março, nomeada como P.5. Não há ainda como afirmar que esta seja mais contagiosa ou mais letal.
No campo das boas notícias, a revista científica Science diz que pesquisadores dos Estados Unidos estão desenvolvendo uma vacina que além de proteger do covid-19, asseguraria imunização contra outros coronavírus. A esperança é que um imunizante assim previna outras pandemias. O “super imunizante” conta com a base da tecnologia do RNA mensageiro, usada pela Pfizer e pela Moderna contra o Sars-CoV-2.