BRASIL
Saúde deve liberar 4ª dose da vacina contra Covid a partir de 18 anos
O Ministério da Saúde estuda liberar a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população brasileira com mais de 18 anos.
Essa dose de reforço deverá ser com os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca, para aqueles que receberam a 3ª dose pelo menos 120 dias antes. A expectativa é que o anúncio seja oficializado ainda esta semana.
No momento, além das pessoas a partir de 50 anos, a 4ª dose está disponível para profissionais de saúde e imunossuprimidos.
Outra medida estudada pela pasta é a liberação da 3ª dose para crianças de 5 a 11 anos. No sistema atual, essa faixa etária recebe apenas duas doses da vacina.
SÃO PAULO
Transmissão de covid-19 em São Paulo segue em alta, mas começa a desacelerar
Conforme os dados do mais recente no Boletim Epidemiológico USP-Covid ocorreu um novo aumento nos indicadores epidemiológicos da covid-19 em São Paulo — porém o estado está num processo de desaceleração da transmissão.
As médias diárias de novos casos e internações por covid-19 aumentaram 9% e 13%, respectivamente, comparado a 29% e 45% na semana anterior. A média de mortes saltou de 29 para 60 óbitos/dia (aumento de 108%), mas especialistas ressaltam que esse aumento deve estar mais relacionado a um processo de subnotificação nas semanas anteriores do que a um aumento repentino de mortalidade. Os dados estão detalhados
O professor Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP explica: “as projeções indicam que devemos atingir uma estabilidade dos indicadores nas próximas duas semanas, seguida de uma redução progressiva nas semanas subsequentes.” O principal motivo para isso é que cerca de 94% da população acima de 5 anos no Estado está com esquema vacinal completo (duas doses ou dose única).
Mundo
Estados Unidos irá aplicar vacina contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses de idade
Especialistas do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) aprovaram uma recomendação de vacinação contra a Covid-19 para crianças com seis meses ou mais.
O anúncio foi feito no último sábado (18), após votação por 12 a 0 a favor da medida, ainda precisa ser confirmada pela diretora do CDC, Rochelle Walensky. A tendência é que isso ocorra essa semana e o governo norte-americano comece imediatamente a vacinar crianças com menos de 5 anos.
Seguindo o protocolo da Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA), o imunizante usado será da Moderna para crianças entre 6 meses e 5 anos, e da Pfizer-BioNTech para crianças entre 6 meses e 4 anos.