BRASIL
84% da população já se vacinou; 44% receberam dose de reforço
O número de brasileiros vacinados com ao menos uma dose contra a covid-19, segundo dados do consórcio de imprensa, chegou a 178.992.398 brasileiros, o equivalente a 84% da população. O número de pessoas totalmente imunizadas é de168.027.302, ou 80% da população.
Além disso, 100.435.388 doses de reforço foram administradas na população elegível, ou seja, adultos que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais.
Para chegar a esses números, o Ministério da Saúde contabiliza 447.455.088 doses de vacinas distribuídas no país pelo Plano Nacional de Imunização.
São Paulo
Taxa de transmissão da covid-19 volta a crescer em São Paulo
O boletim epidemiológico da USP-COVID da última semana revelou um novo aumento na transmissão do vírus da covid-19 no Estado de São Paulo. Segundo o Comitê Científico da Universidade, o número de pacientes com quadros graves internados em UTI por causa do covid-19 no Estado aumentou de 747 para 1.020 em sete dias. No mesmo período, o número de internados com casos leves da doença aumentou de 1.730 para 2.333.
As médias diárias de novos casos e internações aumentaram 29% e 45%, respectivamente, em relação à semana anterior. A boa notícia é que a média de mortes pela doença caiu de 39 para 29 óbitos/dia no Estado — uma redução de 26% na comparação com a semana anterior.
Para os especialistas, isso está diretamente relacionado à imunidade conferida pelas vacinas. O quadro geral em São Paulo reflete uma tendência nacional de aumento na transmissão da covid-19, devido à flexibilização do uso de máscaras e à retomada das atividades presenciais.
Mundo
“Percepção de que a pandemia acabou é compreensível, mas equivocada”, alerta Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS
O relatório divulgado na última semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que os números de novos casos e mortes por Covid-19 continuam diminuindo globalmente. Contudo, Tedros Adhanom, diretor-geral do órgão internacional, pede cautela.
“A percepção de que a pandemia de Covid-19 acabou é compreensível, mas equivocada. Mais de 7.000 pessoas perderam a vida para esse vírus na semana passada. Uma variante nova e ainda mais perigosa pode surgir a qualquer momento, e um grande número de pessoas permanece desprotegido”, disse Adhanom em coletiva de imprensa.
Adhanom comemorou que a OMS e seus parceiros estão atuando junto aos países com o objetivo de aumentar a adesão à vacinação. Mesmo assim, “Quase 18 meses desde que a primeira vacina foi administrada, 68 países ainda não atingiram 40% de cobertura“, finalizou.