Como parte das comemorações do Festival das Lanternas em Foz do Iguaçu, um jantar de confraternização reuniu autoridades chinesas e brasileiras neste domingo (5). A recepção encerrou as celebrações do Ano Novo Chinês na cidade.
Os convidados estavam a bordo do Kattamaram, embarcação que leva turistas pelas Cataratas do Iguaçu.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, agradeceu a todos os presentes pela parceria na realização das festividades do Ano Novo Chinês. Destacou a importância da presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, em sua primeira viagem para fora de Brasília desde sua chegada ao país.
“Este é mais um passo no aprofundamento das relações sino-brasileiras e um grande gesto para a comunidade chinesa da região”, ressaltou.
Law disse ainda que o papel da prefeitura foi fundamental para o sucesso das celebrações e que o Ibrachina está disponível para futuros projetos culturais e acadêmicos em conjunto.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, pontou a importância desse tipo de ação e da necessidade de aprofundas as relações com a China. A partir de 2024, o Ano Novo Chinês fará parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu.
A programação cultural incluiu apresentações do Ibrachina Musical Project e do Grupo de Música Tradicional Chinesa.
Também estavam presentes no encontro a Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie; o Ministro Conselheiro da Cultura da Embaixada da China, Shu Jianping; o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali; o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues; e o presidente da Câmara Municipal, vereador João Morales.