A Gulf Information Technology Exhibition, ou GITEX, é uma feira de tecnologia que acontece anualmente em Dubai desde 1981.Em 2021 ela é realizada entre 17 e 21 de outubro, no Dubai World Trade Center.
O Instituto Cultural Brasil-China (Ibrachina) montou um espaço para mostrar o trabalho das startups vencedoras do Ibrachina Challenge by IGLOO Network: as agritechs iCrop e Ecotrace.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, avalia que eventos como a GITEX “são uma importante oportunidade para entendermos o que há de melhor nas áreas de inovação e que podemos levar para o Brasil. O objetivo do Ibrachina Challenge by IGLOO Network é justamente ajudar a colocar na vitrine mundial as soluções tecnológicas produzidas por brasileiros”.
Ao longo de uma semama, são apresentadas as tecnologias mais recentes em softwares, aplicativos, computadores, computação na nuvem, robôs, supercarros e smartphones. O evento é uma oportunidade para o público ver invenções futuristas e ter uma noção das últimas tendências. Este ano são mais de 3.000 empresas participando da exposição, incluindo grandes nomes como Avaya, Etisalat, Epson, Huawei, Cisco, Ericsson, VMware, AWS, Honeywell, Dell Technologies e Kaspersky.
Além dos stands de empresas, há espaços montados por diversos países, incluindo o Brasil. Na tarde deste domingo (17), a equipe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) visitou o stand do Ibrachina Challenge na GITEX. Deborah de Oliveira Rossoni, gerente de competitividade, e Marcos do Vale, da coordenação de internacionalização e gerência de investimentos são responsáveis pelo stand do Brasil na feira, que trouxe dez startups brasileiras.
Law acredita que essa foi uma grande oportunidade de conversar sobre parcerias para promover o desenvolvimento do Brasil, potencializando as sinergias nos projetos do Ibrachina, IGLOO e Apex-Brasil.
Além de apresentar inovações fascinantes, a feira tem uma série de palestras sobre os mais variados assuntos na área de tecnologia. Paralelamente à feira principal, há eventos temáticos sobre Inteligência Artificial (IA), FinTechs, blockchain e tecnologia de saúde. Omar Al Olama, Ministro de Estado da Economia Digital, IA e Sistema de Trabalho Remoto dos Emirados Árabes Unidos, fez uma das palestras de abertura.