Anualmente celebra-se no Brasil o Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
Entre 26 e 29 de outubro Brasília sediará o 1º Festival Internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama.
A prática do remo em Dragon Boat tem mudado a vida de mulheres na sua jornada contra o câncer de mama em várias partes do mundo. Em 1996, o Departamento de Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, da University of British Columbia, Canadá, comprovou que exercícios vigorosos para o corpo em mulheres que se trataram de câncer de mama diminuiria o desenvolvimento da principal complicação, o linfedema, uma debilitação crônica consequente do tratamento que altera o movimento dos braços.
Foi nesse contexto que nasceu o primeiro projeto de mulheres remadoras usufruindo canoagem coletiva com o dragon boat, barco tradicional chinês, o Canomama. Paralelo ao Festival, ocorre o 1º Encontro Nacional de Remadoras Rosas.
Serviço:
1º Festival Internacional de Dragon Boat de Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama
De 26 a 29 de outubro de 2022
Lago Paranoá, partida no Millenium Convention Center – Clube Ascade, Brasília
Mais informações pelos telefones: 99216-1806 / 99570-3636
ou pelo site: www.canomama.wordpress.com/festivaldedragonboatbsb