Conhecido por seus trabalhos de literatura infantil, Cao Wenxuan é professor de doutorado na Universidade de Beijing. Também é vice-presidente da Associação de Escritores de Pequim.
Ele teve o conjunto de sua obra reconhecido internacionalmente. Ele foi o primeiro autor chinês a receber o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Essa foi a coroação de sua carreira, que começou na década de 1970.
O trabalho de Wenxuan é mundialmente conhecido, sendo traduzido para mais de 40 idiomas. Em português, a editora Cai-Cai disponibilizou a obra “A Tela de Yulu”. O livro fala de uma garota com talento para pintura que ganha, ao completar 8 anos, a tarefa de criar o seu primeiro autorretrato, mas o resultado não sai como o esperado.
Entre os títulos mais conhecidos do autor estão “Uma Vaca sem Chifres”, “O Velho Castelo”, “Cabras não Comem Grama Celestial”, “A Casa de Palha”, “Telhado Vermelho” e “O Pássaro”.
Cao Wenxuan mostra em suas histórias que a inocência e ingenuidade persistem por muitos anos na natureza humana. Além disso, suas obras apresentam lições importantes para crianças, inspirando-as a identificar o bom e o mau no mundo para que façam boas escolhas.
O trabalho do autor se destaca pela ênfase na estética da literatura, sempre apresentando valores positivos para que as crianças se identifiquem, descrevendo a vida de um personagem ou retratando um contexto social.