Em março, foi lançado o “Plano de Médio e Longo Prazo para o Desenvolvimento da Indústria de Energia de Hidrogênio (2021-2035)”, elaborado em conjunto pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China e pela Administração Nacional de Energia da China.
De acordo com o documento, a China estabelecerá inicialmente um sistema de fornecimento de energia de hidrogênio baseado em hidrogênio industrial. Um lote de estações de reabastecimento de hidrogênio será construído e a capacidade de produção de energia renovável com base em hidrogênio atingirá as 100.000-200.000 toneladas/ano. A redução das emissões de dióxido de carbono será de 1-2 milhões de toneladas/ano.
A China é o maior produtor de hidrogênio do mundo, com uma capacidade de produção anual de cerca 33 milhões de toneladas por ano. Atualmente, a indústria de energia de hidrogênio da China domina as principais tecnologias e processos de produção, como preparação, armazenamento e transporte de energia, hidrogenação, células de combustível e integração de sistemas.
Nos recém-concluídos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Beijing, o hidrogênio foi incorporado no conceito de “Olimpíadas verdes”. A tocha olímpica usou hidrogênio como combustível; mais de 1.000 veículos movidos a hidrogênio tomaram parte nos Jogos Olímpicos de Inverno e mais de 30 estações de reabastecimento de hidrogênio foram construídas para realizar plenamente o uso de energia verde no campo de transporte.
No que concerne ao fornecimento de energia, o hidrogênio se tornará uma importante fonte secundária no futuro sistema de energia limpa. No consumo energético, a energia do hidrogênio é um transportador importante para os terminais que usam energia para alcançar a transformação e o desenvolvimento verdes e de baixo carbono.
O “Plano” analisa cientificamente o status de desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio da China e propõe metas para 2025, 2030 e 2035, respectivamente. De acordo com o plano, até 2035, a China formará um sistema de indústria de energia de hidrogênio, e a proporção da produção de hidrogênio de energia renovável no consumo de energia terminal aumentará significativamente, o que desempenhará um papel importante no apoio ao desenvolvimento da transformação de energia verde.
A proposta inclui quatro tarefas: em primeiro, construir um sistema de inovação para a indústria de energia de hidrogênio. A segunda passa pela promoção da construção de infraestruturas de energia de hidrogênio. A terceira, a promoção de forma constante da aplicação de demonstração da energia do hidrogênio, e a quarta é melhoria do sistema de garantia política e institucional.
O plano coloca a inovação no centro do desenvolvimento industrial, concentrando-se em toda a cadeia de produção, armazenamento, transporte e aplicações do hidrogênio, fazendo avanços nas principais tecnologias essenciais, melhorando as capacidades dos equipamentos e promovendo a profundidade de integração e inovação da cadeia industrial.
A construção de infraestruturas é uma garantia importante para o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio. Com base na coordenação do layout da indústria nacional de energia de hidrogênio, o “Planejamento” apresenta os requisitos para a distribuição racional das instalações de produção de hidrogênio, a construção constante de um sistema de armazenamento e transporte e a coordenação do planejamento da rede de reabastecimento de hidrogênio.
Serão ampliados os cenários de aplicação do hidrogênio nos transportes, armazenamento de energia, indústria e outros campos, de acordo com as condições locais e com prudência. Haverá um foco na promoção da aplicação de células de combustível de hidrogênio em veículos médios e pesados, exploração e cultivo de um novo modelo de aplicação integrada “hidrelétrica-eólica-solar + armazenamento de energia de hidrogênio” e realizadas demonstrações de micro redes de fusão hidrogênio-eletricidade.
Será dado um incentivo às instituições financeiras bancárias para apoiar o desenvolvimento da indústria de energia de hidrogênio, de acordo com os princípios de controlabilidade de risco e sustentabilidade comercial e apoiadas as empresas de energia de hidrogênio qualificadas para registrar e arrecadar fundos no Conselho de Inovação em Ciência e Tecnologia e ChiNext.
“A energia proveniente do hidrogênio é uma parte importante do sistema nacional de energia da China no futuro, um fator importante para alcançar o desenvolvimento verde e baixo carbono e uma direção de desenvolvimento para indústrias emergentes estratégicas”, afirmou Wang Xiang, vice-diretor do Departamento de Alta Tecnologia da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. É de grande importância reduzir as emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa e alcançar o objetivo de atingir o pico de carbono e a neutralidade de carbono, além de injetar um novo impulso no desenvolvimento de alta qualidade da economia chinesa.