O serviço estatal chinês Shanghai Data Exchange lançou em março um programa de recrutamento virtual, onde os candidatos enviam currículos no metaverso. Foram disponibilizadas 150 vagas, para funções em nove departamentos, incluindo áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, gerenciamento de risco e marketing.
O Metaverse Global Recruitment foi a primeira seleção de emprego a utilizar o metaverso e aberta a pessoas do mundo todo. Um diferencial é que os candidatos precisavam ser fluentes em mandarim.
Um dos objetivos do programa é popularizar no país o metaverso, que deve ditar os rumos nos próximos anos. Existe uma busca incessante pelos chineses em se destacar em todas as áreas e de oferecer soluções relacionadas ao metaverso.
O processo seletivo
Ao entrar no sistema do metaverso, os candidatos passaram a interagir com o avatar de um personagem de terno preto. Eles devem andar pelo ambiente até encontrar o recrutador do departamento desejado. Os candidatos não podem interagir entre si enquanto estiverem no ambiente digital.
Durante o processo, o avatar não podia ter o gênero nem as características físicas alteradas. De acordo com o material de divulgação, os candidatos que decidissem compartilhar o programa nas redes sociais poderão ganhar um “colecionável digital”, a versão chinesa de um token não fungível (NFT), pois moedas e ativos digitais são proibidos no país.
* Com informações de South China Morning