O projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club promove a exibição de um filme chinês na segunda quinta-feira de cada mês. A curadoria é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP.
Os longas serão apresentados no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 – 6º Andar.
A programação começa dia 9 de março, às 19:00, com o filme “Tempo de Viver” (活着). Será apresentada a versão original, em mandarim, com legendas em português.
Os ingressos são gratuitos, mediante inscrição pela plataforma Sympla.
Após a exibição, a cineasta Milena de Moura baterá um papo com a plateia, destacando elementos culturais do filme, seu significado e também responderá perguntas.
Milena é especializada no mercado Chinês. Ela concluiu o mestrado em direção de cinema pela Academia de Cinema de Pequim, o berço do cinema chinês, e tem experiência como produtora, diretora e editora em diferentes formatos de produção digital. Em 2017, dirigiu e produziu o seu primeiro documentário de longa-metragem, “Canções em Pequim”, selecionado para a Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade” de 2018.
Sobre o filme
Dirigido por Zhang Yimou, um dos mais ambiciosos e influentes cineastas chineses, o longa “Tempo de Viver” mostra uma história ambientada nos anos 1940. Xu Fugui (vivido por Ge You) perde no jogo o pouco que resta das posses de sua família: a esposa Jiazhen (Gong Li), sua filha Xu Fengxia (Xiao Cong) e seu pai (Huang Zong Luo).
Ao longo dos próximos 50 anos, a família passa por privações, tendo como pano de fundo a história chinesa em meio à Revolução Cultural.
O filme foi indicado ao Prêmio Globo de Ouro da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, na categoria de filme estrangeiro. O ator Ge You recebeu o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de Cannes.
Tempo de Viver (Huo zhe) – China, Hong Kong, 1994
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Lu Wei, Hua Yu
Elenco: Ge You, Gong Li, Ben Niu, Jiang Wu, Huang Zong Luo, Guo Tao, Ni Dahong, Liu Tianchi, Zhang Lu, Xiao Cong, Dong Fei, Liu Yanjin, Li Lianyi, Zhang Kang, Zhao Yuxiu, Sophie Su Yan
Duração: 133 min.
Próximas atrações
13 de abril: “Adeus, minha concubina”
11 de maio: “Em aberto”